Patologia: O desequilíbrio da homeostase

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A patologia é descrita como o ramo da ciência da saúde que estuda as alterações no corpo humano decorrentes de alguma doença. O desequilíbrio na homeostase é causada devido a alterações a nível celular. Assim, a patologia nos permite compreender as modificações presentes em tecidos, órgãos, sistemas e líquidos presentes no organismo. Portanto, exige um bom conhecimento em anatomia, fisiologia, bioquímica e farmacologia, visto que é uma área multidisciplinar.

Você pode relembrar o que é homeostase acessando este artigo https://blog.meuguru.net/fisiologia-humana-homeostase-descomplicada/.

Formação

            O profissional especialista em patologia é chamado de patologista que é formado em medicina ou biomedicina com pós-graduação em patologia humana. O responsável pela área além de exercer função na docência, é o encarregado pelos laudos em atestado de óbito. Logo, o patologista tem um papel muito importante na sociedade visto que é o encarregado por elucidar casos de morte de causas naturais ou não.

Divisões da patologia

Relacionado em diversas causas de doenças a patologia é dividida em duas subáreas, as quais posso citar:

Patologia geral: De forma geral é divisão que explica como ocorre a lesão celular e o seus processos lesivos. No entanto, esta divisão não engloba como essas lesões podem atuar para o surgimento das patologias propriamente ditas. Neste estudo ainda é possível entender como ocorre o surgimento dos sinais e sintomas.

Patologia Sistêmica: É a ramificação na qual engloba como as lesões de nível celular alteram o funcionamento de determinado órgão afetando o sistema. Quando a patologia é instalada em nosso organismo é possível explicar como esse fato ocorre.

Ramos

Por ser uma área extremamente relevante, a patologia abrange outras particularidades acerca das doenças. Pois, todo distúrbio apresenta origem, causa, alteração e o mecanismo de ação da anomalia. Assim, posso explicar de forma sucinta e clara de como ocorrem esses fenômenos que abrangem as disfunções sistêmicas.

Etiologia: É o conhecimento no qual explica as causas gerais de como a doença ocorre. As razões ambientais, físicas, microbiológicas e químicas são os fatores mais comuns. Assim, por existir uma grande variedade de agentes causadores, este estudo deu origem a outra ciência, a epidemiologia.

Patogênese: É o estudo em que explica como ocorre a geração da doença propriamente dita. Logo, com a sua compreensão entenderemos como acontece o estímulo inicial da patologia até a sua demonstração.

Alterações Morfológicas: As modificações causadas pelas doenças podem danificar de forma permanente ou não os tecidos que pode alterar o seu funcionamento. Assim, estas transformações podem ser a nível microscópico ou macroscópico. Portanto, para uma boa análise dessas anomalias surge uma nova ramificação, a anatomia patológica, afim de elucidar estas alterações.

Fisiopatologia: É o estudo no qual engloba as disfunções causadas pela doença e o seu significado de forma clínica. A progressão dessas alterações morfológicas vai influenciar no bom funcionamento sistêmico do organismo. Portanto, o bom entendimento desta área proporciona o diagnóstico da patologia e o seu respectivo tratamento.

Portanto, o conhecimento adquirido na patologia será uma base para outras ciências específicas.

Acompanhe nossos artigos em nosso blog e você aprenderá de uma forma simples, direta e de fácil entendimento.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!