De fato, o prêmio Nobel é uma das maiores e quiçá a maior honraria científica que algum cientista pode vir a receber. Entretanto, muitas pessoas sequer conhecem ou entendem como esse prêmio é dado e também como as atribuições aos ganhadores é feita. Além disso, o prêmio Nobel possui ainda muitas histórias curiosas associadas a vários excêntricos ganhadores.
Nesse sentido, nesse artigo traremos um pouco sobre a história que permeia esse consagrado prêmio científico. Decerto, além de permearmos a história e seus desenrolares até a formulação do prêmio vamos ainda buscar explicitar alguns curiosos casos. Com efeito, os casos vamos nos ater são os associados ao possível Nobel do brasileiro César Lattes e o curioso fato de que a matemática não possui um Nobel.
A história do prêmio Nobel
O Prêmio Nobel é uma das maiores honrarias do mundo, concedido a indivíduos que fizeram contribuições significativas para a humanidade em várias áreas. Com efeito, sua história remonta a 1895, quando Alfred Nobel, inventor sueco da dinamite, morreu e deixou grande parte de sua fortuna para criar um prêmio que reconhecesse realizações notáveis em campos da ciência.
Com efeito, em 1901 ocorreu a primeira cerimônia do Prêmio Nobel em Estocolmo, na Suécia. Então, a partir daí, a cerimônia se tornou um evento anual, com laureados de todo o mundo sendo homenageados por suas realizações. Onde, os vencedores do prêmio são escolhidos por um comitê de seleção composto por especialistas em cada área de premiação. Ademais, os agraciados com o prêmio recebem uma medalha referente a honraria e um prêmio em dinheiro, na última edição, o valor foi de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil dólares).
Atualmente, o prêmio Nobel se concentra em apenas algumas áreas da ciência. Em particular, essas áreas são as seguintes:
- Fisiologia ou Medicina
- Física
- Química
- Literatura
- Paz
- Economia (oficialmente conhecido como Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel)
Em particular, quando olhamos o panorama geral desse prêmio vê-se que ele já fora concedido a diversas das mentes mais brilhantes e impactantes do mundo. Nesse sentido, podemos citar que entre os laureados estão nomes como Albert Einstein, Marie Curie, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, William Faulkner e Gabriel García Márquez, entre muitos outros. Decerto, a contribuição desses indivíduos para o avanço do conhecimento humano é inestimável, e seu reconhecimento pelo Prêmio Nobel é uma honra indiscutível.
Como o premio Nobel é concedido?
Os ganhadores do Prêmio Nobel são pessoas extraordinárias em suas áreas, e é notável sua conquista. Todavia, há críticas voltadas à esse prêmio, cujas se concentram na forma como o prêmio é concedido ou ainda, por meio da indicação de um comitê que avalia trabalhos e artigos de grande impacto na comunidade científica.
Nesse sentido, há várias discussões que argumentam que essas indicações são, por vezes, tendenciosas e buscam favorecer homens brancos e ocidentais. Enquanto que, há vários outros cientistas e pensadores importantes que nunca foram reconhecidos pelo prêmio. Além disso, quando nós olhamos para o panorama das escolhas estabelecidas é possível identificarmos algumas controversas. Com efeito, podemos citar a premiação do presente dos EUA, Barack Obama, em 2009 com o Nobel da paz.
Entretanto, apesar das críticas, o Prêmio Nobel continua sendo uma fonte importante de reconhecimento e estímulo para cientistas e pensadores em todo o mundo. Ele não apenas celebra as realizações individuais, mas também inspira novas gerações a se dedicarem à busca do conhecimento e da compreensão da natureza e do mundo ao nosso redor.
O físico que não quis aceitar o Nobel
Uma das histórias interessantes é que já houve um caso de quase negação do prêmio. Decerto, essa façanha seria realizada pelo físico Richard Feynman, o qual se incomodava com a ideia chamativa de ser agraciado com o prêmio. Entretanto, com o receio de que se negar a receber pudesse trazer muitos outros holofotes para sí, Feynman decidiu receber a premiação.
Por que não há nobel de matemática ?
Um ponto curioso e até mesmo polêmico é o fato de que o prêmio Nobel não congratula pesquisadores/pesquisas da matemática. Em verdade, isso ocorre dado que o próprio porque Alfred Nobel, em seu testamento, estabeleceu apenas cinco áreas para serem premiadas: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura e Paz. O Prêmio Nobel de Economia, adicionado posteriormente, é tecnicamente uma categoria de Ciências Econômicas e não uma área separada
Entretanto, há uma curiosa história sobre essa área. Segundo algumas fontes, o motivo pelo qual o Nobel não contempla a pesquisa em matemática decorre de uma infidelidade. Decerto, essa infidelidade teria ocorrido entre a esposa de Nobel e o matemático Mittag Leffler. Por isso, essa área foi deixada de lado na premiação.
Por outro lado, a matemática conta com diversas honrarias importantes, em particular, a medalha Fields que possui mesmo grau de relevância que o Nobel. Em particular, vale destacar que essa medalha já teve um vencedor brasileiro: Artur Ávila.
César lattes: o possível prêmio Nobel brasileiro
Um caso muito interessante na história desse prêmio é quando olhamos para a trajetória do físico César Lattes (1924-2005). Com efeito, César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro reconhecido internacionalmente por sua contribuição na descoberta do méson pi, uma partícula subatômica importante para a compreensão da estrutura do núcleo atômico.
De fato, a descoberta da partícula subatômica do méson pi é algo de extrema grandiosidade, tanto que foi responsável pelo prêmio para outros cientistas. Em verdade, essa história remonta a 1947, onde Lattes, juntamente com seus colegas, Cecil Powell, Giuseppe Occhialini e Hugh Muirhead, descobriu o méson pi durante experimentos realizados com raios cósmicos na Universidade de Bristol, na Inglaterra. A descoberta foi um grande avanço na física de partículas e ajudou a lançar as bases para a investigação da estrutura do núcleo atômico.
César Lattes foi fundamental para a descoberta do méson pi, no entanto, ele nunca recebeu o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho nesta área.
O Prêmio Nobel de Física de 1950 concedeu exclusivamente a Cecil Powell, seu supervisor na época, deixando Lattes de fora da premiação. Em 1980, Lattes quase ganhou o Nobel pela segunda vez, quando ele e seu colaborador, o físico argentino Carlos Chagas, propuseram uma teoria que explicava a estrutura da matéria escura no universo. Novamente, no entanto, o Prêmio foi concedeu a honraria a outros cientistas e deixou Lattes de fora.
Apesar disso, Lattes recebeu muitos outros prêmios e honrarias durante sua vida, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico, a Ordem do Rio Branco e a Medalha Albert Einstein.
Outras honrarias científicas importantes
Além do Nobel, há várias outras distinções e honrarias científicas significativas. Com efeito, nós vemos que distinções e premiações acadêmicas são mais comuns do que pensamos. Nesse sentido, outras importantes distinções que podemos citar são:
- Prêmio Abel – prêmio internacional em matemática
- Prêmio Fields – prêmio internacional em matemática, conhecido como o “Nobel da Matemática”
- Prêmio Turing – prêmio internacional em ciência da computação
- Prêmio Crafoord – prêmio internacional em ciências biológicas e matemáticas
- Medalha Fields – concedida a jovens matemáticos excepcionais em cada Congresso Internacional de Matemática
- Prêmio Wolf – prêmio internacional em física, química, matemática, medicina, agricultura e artes
- Prêmio Kyoto – prêmio internacional em ciências básicas e avanços tecnológicos significativos
- Prêmio Balzan – prêmio internacional em humanidades, ciências físicas, matemática, medicina e artes
- Prêmio Fundamental Physics – prêmio internacional em física de partículas
- Prêmio Breakthrough – prêmio internacional em física, biologia, matemática e ciência da computação
Referências
- PRÊMIO NOBEL. Site oficial. Disponível em: https://www.nobelprize.org/. Acesso em: 26 abr. 2023.
- PRÊMIO NOBEL. História do Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.nobelprize.org/about/history/. Acesso em: 26 abr. 2023.
- PRÊMIO NOBEL. Lista completa dos laureados com o Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes/. Acesso em: 26 abr. 2023.
- PRÊMIO NOBEL. Como o Prêmio Nobel é selecionado. Disponível em: https://www.nobelprize.org/nomination/physics/nomination-and-selection-of-physics-laureates/. Acesso em: 26 abr. 2023.
- BBC NEWS. Críticas ao Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.bbc.com/news/science-environment-45895304. Acesso em: 26 abr. 2023.
- LIVESCIENCE. Vencedores do Prêmio Nobel de Ciências em destaque. Disponível em: https://www.livescience.com/63912-nobel-prize-winners-science.html. Acesso em: 26 abr. 2023.