Primeiros Socorros: Atropelamento

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os primeiros socorros têm por definição, os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca a sua saúde ou a sua vida. Sendo assim, tem por finalidade prestar apoio as vítimas para manter as suas funções vitais. Outro ponto importante, é evitar que o quadro de saúde se agrave até a chegada da equipe de saúde especializada para o atendimento. Conforme alguns autores, os primeiros socorros são equiparados ao atendimento pré-hospitalar, visto que, manterá os sinais vitais íntegros até a chegada ao hospital.

Caso atual de atropelamento

Recentemente na mídia você deve acompanhar diversos acontecimentos de atropelamento. Sendo assim, nesses últimos dias aconteceu o atropelamento do ator Kayky Brito. Mas felizmente o mesmo já se encontra em recuperação e já já estará em suas plenas atividades.

Definição de atropelamento

Um atropelamento é um tipo de acidente de trânsito, na maioria das vezes causado por veículos automotores. Desse modo pode afetar um pedestre, um animal ou mesmo um usuário em condição ou veículo de menor porte. Sendo assim pode acontecer do ciclista ou um motociclista atropelado por um carro ou um pedestre atropelado por um ciclista ou por um motociclista, por exemplo. A falta de ciclofaixas e travessias de pedestres, até nas grandes cidades, tem sido um dos fatores que aumentam os altos casos de atropelamento. Portanto as maiores vítimas de atropelamento são os pedestres e ciclistas.

Importância dos primeiros socorros

Os primeiros socorros são fundamentais para muitos casos em que é necessário salvar a vida de outra pessoa. Sendo assim, qualquer cidadão deve ter noção dos primeiros socorros, pois uma ação rápida pode salvar a vida e evitar sequelas irreversíveis. Em suma, é fundamental que o agente socorrista mantenha calma para prestar o devido socorro. Desse modo, deve afastar os curiosos para que o ambiente do socorro seja feito de modo ágil e eficaz. Logo, a pessoa que prestar o socorro a vítima deve garantir em primeiro lugar a sua própria segurança, pois não queremos mais vítimas no local. Portanto, a lei máxima dos primeiros socorros é: “Primeiro garantir a sua própria segurança antes de socorrer”.

Primeiros passos nos primeiros socorros

Para o bom atendimento a vítima, o socorrista deve seguir alguns passos afim de otimizar o atendimento ao necessitado. Desse modo, posso explicar alguns passos que são fundamentais para o sucesso da prestação dos primeiros socorros. São eles:

Manter a calma: Em primeiro lugar, o socorrista deve manter a calma, pois ao se desesperar com a situação problema, somente irá piorar o caso. Desse modo, se não conseguir prestar o devido atendimento, deve ligar para o tipo de socorro especializado ou pedir para alguém telefonar.

Isolamento da área: Ao se deparar com um local que tenha vítimas, o ideal é isolar a área do sinistro afim de evitar maiores proporções. A sinalização deverá ser feita com galhos, vegetações, placas dentre outros.

Afastar os curiosos: Em um local que contenha vítimas é fundamental afastar as pessoas que não ajudam em nada no socorro. Desse modo, quanto menos pessoas não que não são capazes de ajudar, melhor será a qualidade do atendimento ao vitimizado.

Telefones úteis para primeiros socorros

Acerca dos primeiros socorros, caso o socorrista não consiga realizar o devido atendimento a vítima, este deve ligar para o atendimento especializado. Logo, alguns telefones são úteis a população em virtude de prestar apoio ao socorrista quanto a qualquer pessoa que necessitar de algum atendimento. Portanto, deixarei alguns telefones que podem ser muito úteis e salvam muitas vidas.

Polícia Militar: 190

Polícia Rodoviária Federal: 191

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros Militar: 193

Polícia Federal: 194

Defesa Civil: 199

Vale ressaltar que no Brasil, a omissão de socorro é crime, cabível de sanção penal. Conforme, a lei número 2.848, de 7 de dezembro de 1940, deixar de prestar assistência a uma pessoa em risco, resulta em detenção ou multa. Logo, outra informação importante, é que se passar trote ou informação falsa, também resulta em crime.

Primeiros Socorros: ABCDE do Trauma

Em casos de acidentes em que haja vítima de trânsito é vital o atendimento imediato para o sucesso de sobrevida. Sendo assim, em casos que a pessoa possua algum treinamento em primeiros socorros deverá seguir o protocolo de atendimento. Desse modo, esse protocolo conhecido como ABCDE do trauma será de suma importância para os próximos passos no âmbito hospitalar. Portanto esses passos deverão seguidos apenas se você possuir treinamento de nível médio e/ou avançado em primeiros socorros.

LEMBRANDO QUE VOCÊ DEVERÁ MEXER MENOS POSSÍVEL NA VITÍMA CASO NÃO POSSUA NENHUM TREINAMENTO.

Primeiros Socorros no atropelamento
Primeiros Socorros no atropelamento. Fonte

A (Airway)

É o primeiro passo do ABCDE do Trauma. Traduzindo de forma literal, vias aéreas. Sendo assim significa que deverá investigar as vias aéreas do paciente. Desse modo realiza-se a investigação se não há obstrução dos componentes do sistema respiratório. Além disso, caso ocorra alguma obstrução deverá ser feita a sua remoção para melhorar a respiração da vítima. Logo, as principais vias de entrada e investigação são o nariz e a boca.

B (Breathing)

É o segundo passo do ABCDE do trauma. Na forma literal da tradução significa respiração. Desse modo será importante investigar como está a respiração do indivíduo. Além do mais, é importante não informar a vítima que está sendo avaliado esse parâmetro. Esse fato deve ao processo curioso do sistema respiratório de possuir uma atividade semi voluntária. Quer ver como é curioso? A todo momento você não tem consciência que está realizando a respiração. Mas agora que leu essa frase você está sentindo os seus movimentos respiratórios. Legal não é!?

Portanto, ao avisar a vítima esse parâmetro será alterado, a qual pode causar aumento da severidade. Logo, o valor normal é de 10 a 15 incursões por minuto (IPM). Abaixo disso a respiração está bastante prejudicada. Acima, o corpo está em estado de compensação afim de melhorar a oxigenação dos tecidos.

C (Circulation)

É o terceira etapa do ABCDE do trauma. Na tradução literal significa circulação. Sendo assim, avalia-se como está a circulação da vítima. Para avaliação desse parâmetro será investigado a pulsação da pessoa. Para isso, deverá localizar algum ponto arterial para fins do cálculo. Sendo assim, as principais artérias são a carótida, radial e femoral. Desse modo ao localizar esses pontos, em um intervalo de 1 minuto deverá ser contado os batimentos. Logo, o valor será estabelecido. O valor normal é de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). Abaixo disso, considera-se bradicardia. Acima, considera-se taquicardia.

Mas o paciente está grave, 1 minuto é muito tempo. Não fique com medo!!. Faça em 30 segundos e multiplique o valor por 2. Caso esteja com mais pressa, realize a contagem em 15 segundos e multiplique o valor por 4.

D (Distribution Neurology)

É o quarto passo do ABCDE do trauma. Traduzindo de forma literal, é a atividade neurológica. Sendo assim, nessa etapa deverá ser investigado a atividade neurológica. Desse modo, algumas perguntas básicas devem ser realizadas. As principais perguntas são:

  • Sabe onde você está?
  • Qual seu nome?
  • Sua idade?
  • Tem noção do que aconteceu?
  • Diga o nome da sua mãe.
  • Diga o nome do seu pai.
  • Qual seu número do telefone?

Essas perguntas tem por objetivo saber a orientação tempo-espacial. Além disso, pode realizar-se toques nas partes acometidas por lesão para verificar se há sensibilidade. Em hipótese nenhuma deve deixar a vítima realizar movimentos dos membros para não haver comprometimento motor.

E (Exposition)

É a quinta e última etapa do ABCDE do trauma. Significa literalmente exposição. Nessa etapa, deverá ser relatado como a vítima está exposta. Sendo assim, informa-se se há possíveis:

  • Cortes;
  • Fraturas abertas (expostas) ou fechadas;
  • Arranhões;
  • Sangramentos;
  • Edemas;
  • Amputações.
ABCDE do Trauma nos primeiros socorros.
ABCDE do Trauma. Fonte

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!