Principais neurotransmissores para se conhecer

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Principais neurotransmissores para se conhecer

Para entender os principais neurotransmissores que devemos conhecer, devemos entender sua ligação com as funções do corpo.

O que são neurotransmissores?

O cérebro funciona através da condução elétrica causada por estímulos que podem ser desencadeados pelos neurotransmissores, produtos químicos produzidos em células nervosas que funcionam como um sinal biológico. Esses neurotransmissores são responsáveis ​​pela comunicação entre os neurônios e também, podem desencadear a continuação de um ímpeto ou influir a reação final em um determinado órgão, ou músculo.

Assim, os neurônios são responsáveis por produzir e liberar essas moléculas, sendo encontradas nas vesículas neuronais pré-sinápticas. Desse modo, esses produtos químicos desempenham um papel essencial no funcionamento do sistema nervoso.

Como se transmitem e atuam?

Uma vez que os neurotransmissores são sintetizados nas células nervosas e armazenados nas células nervosas, funciona a partir do sistema nervoso. Primeiramente, as moléculas são liberadas quando impulsos nervosos chegam aonde estão esses neurotransmissores. No momento em que isso acontece, atingem a fenda sináptica quando são liberadas por exocitose até atingir a fenda sináptica.

Mas que lugar é esse? Trata-se de uma lacuna, ou espaço, na região entre a membrana pré-sináptica (responsável por liberar os neurotransmissores) e a membrana pós-sináptica (membrana da célula próxima).

Dessa maneira, esses neurotransmissores se ligam nessas membranas pós-sinápticas, sendo reconhecidos por receptores específicos. Logo, esse processo de liberação e captação garantem a transmissão do impulso nervoso.

Por fim, podemos dividir os neurotransmissores e seus respectivos neurônios, em duas categorias:

  • Excitatório: causam despolarização da membrana pós-sináptica.
  • Inibitório: promovem a hiperpolarização da membrana pós-sináptica.
  • Modulatória: regulação da quantidade de neurônios.

Principais neurotransmissores para se conhecer

Da mesma forma, mais de 100 substâncias podem atuar como neurotransmissores; sendo ao menos 18 de grande importância. Alguns exemplos são:

  • Acetilcolina: sua função é estimular a propagação dos impulsos nervosos dos neurônios para as células motoras e músculos esqueléticos, estando envolvidas no controle do tônus ​​muscular, aprendizado e desempenho sexual.

  • Endorfina: esse neurotransmissor é conhecido justamente por estar ligado aos sentimentos como euforia e êxtase. Ainda, é responsável por aliviar a sensação de dor e reduzindo o estresse.

  • Dopamina: a função da dopamina está relacionada ao local onde ela atua, sendo uma das responsáveis pela euforia, movimentos e regulação de informações de diferentes partes do cérebro.

  • Serotonina: ligado a frequência cardíaca, regulação dos níveis de humorismo e ao início do sono, está presente nos remédios ligados ao tratamento da depressão, para aumentar os níveis de serotonina.

  • Oxitocina: esse neurotransmissor é conhecido principalmente pelo amor. Sendo produzida no hipotálamo e está ligada à contração dos músculos uterinos e ao sentimento de amor devido a sensibilidade que produz.

  • Adrenalina: é responsável por aprontar seu corpo para grandes feitos. Quando você está estressado, as glândulas suprarenais ejetaram esse hormônio em grandes quantidades.
  • Glutamato: está ligado ao aprendizado e à memória, havendo duas categorias de receptores: ionotrópicos; e os metabotrópicos.

  •  GABA – Ácido gama-aminobutírico: estando ligado a sensação de calma, a GABA é um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central, produzido a partir do glutamato. Assim, acaba atuando na redução da ansiedade.

Veja outras postagens: O que é o Placebo?

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!