Incialmente, afinal o que significa RNA, essa palavra tão famosa que a maioria das pessoas utiliza, a qual se denomina?
O que é o RNA?
Acima de tudo, ele é formado por uma cadeia de nucleotídeos. Cada um desses nucleotídeos é formado por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.
A primeira vista, o açúcar é a ribose e a base nitrogenada é adenina, guanina, citosina e uracil. Os nucleotídeos estão nesta estrutura mantidos juntos por ligações fosfodiéster.
Hey, guru! Se atente a essa parte, porque ela é importantíssima!
RNA x DNA
Em primeiro lugar, difere-se do DNA pelo açúcar, no DNA é a desoxirribose, e o açúcar é a ribose. As bases nitrogenadas também diferem porque a timina substitui a uracila no DNA.
Sobretudo, outra diferença importante é que o outro é de fita dupla, enquanto o outro é de fita simples. Embora não forme uma dupla hélice, e pode formar estruturas tridimensionais complexas.
Tipos de RNA? O que é isso?
É, isso mesmo gurunauta! Há vários tipos existentes, cada um com uma função e primordiais a nós.
RNA mensageiro (mRNA): Este tipo carrega a informação do DNA e assim codifica as proteínas. Simplificando, é o mRNA que é traduzido no processo de formação da proteína, daí o termo tradução.
RNA (rRNA): Este compõe o ribossomo onde ocorre a síntese de proteínas. É importante ressaltar que 80% do RNA presente nas células é desse tipo.
Transportador (tRNA): A transferência ou RNA de transferência é responsável pelo transporte de aminoácidos que compõem novas proteínas. Certifique-se de que os aminoácidos contenham essa informação.
Ok! Até aí você conseguiu compreender… Certo?
Estrutura:
Seja como for, ao contrário das moléculas de DNA, as moléculas não formam duplas hélices. O RNA é de cadeia simples. O pareamento de bases ocorre no RNA para formar uma estrutura tridimensional.
Contudo, por exemplo, há os de transferência têm uma forma semelhante a L e o pareamento é observado em algumas regiões.
Assim como a adenina pareia com uracil na ausência de timina. Vale ressaltar que durante o processo de transcrição (geração de RNA) as duas fitas da molécula de DNA se separam em um ponto específico e as bases dos nucleotídeos do RNA pareiam com os complementos presentes nas fitas de DNA.
Ainda mais os nucleotídeos se juntam para desencadear a síntese de moléculas , que são separadas das moléculas de DNA. A conexão entre as duas fitas de DNA é então restaurada.
Vem ler mais alguns textos escritos por mim no blog, veja esse aqui!
https://blog.meuguru.net/agrotoxicos/
Tenho certeza que você vai adorar!
Artigos que se relacionam ao tema:
Moodle USP: e-Disciplinas. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3005345/mod_resource/content/1/BiologiaMolecular_texto04%20%288%29final.pdf>.
BARBOSA, A. S.; LIN, C. J. Silenciamento de genes com interferência: um novo instrumento para investigação da fisiologia e fisiopatologia do córtex adrenal. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 48, n. 5, p. 612–619, out. 2004.
https://www.scielo.br/j/abem/a/MPnj785ZdXcCpFMVSVYKX9H/?lang=pt
Fundamentos teórico-práticos e protocolos de extração e de amplificação de dna por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/48295/1/LivroProtMolecular.pdf>.
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/48295/1/LivroProtMolecular.pdf