O projeto Starlink é uma das várias ideias dentro das possíveis inovações que o bilionário Elon Musk busca implementar por meio de suas empresas. Decerto, Elon Musk é uma figura pública controversa, por vezes, porém o mesmo é detentor de diversas empresas importantes no segmento tecnológico como a Tesla e a SpaceX. Consequentemente, vários desenvolvimentos tecnológicos advindo de variações das tecnologias já existentes nessas empresas vem sendo testados e até implementados em novos recursos tecnológicos.
Nesse sentido, uma das grandes inovações que se destaca é a Starlink a qual visa realizar um feito de distribuição de internet sem fio por todo mundo, inclusive, em regiões afastadas. Então, seguindo a necessidade de estarmos sempre antenados com as inovações científicas e tecnológicas desse mundo científico, hoje, nós vamos nos adentrar nessa incrível tecnologia que já está, inclusive, presente em nosso país.
Um pouco de Elon Musk
Elon Musk é um empreendedor visionário e uma das figuras mais influentes da indústria tecnológica atual. Com efeito, o empreendedor nasceu em Pretória, África do Sul, em 1971, Musk fundou diversas empresas inovadoras que têm impactado significativamente diferentes setores. Em primeiro lugar, Musk é conhecido como o fundador e CEO da Tesla. Além disso, ele é o fundador e CEO da SpaceX, uma empresa espacial privada que tem como objetivo tornar a exploração espacial mais acessível.
Empresas e projetos de Elon Musk
Decerto, o nome de Musk é ligado a diversas empresas e projetos tecnológicos. Com efeito, as principais empresas que destacam-se nesse sentido são a Tesla e a SpaceX. De fato, a Tesla é um dos grandes sucessos de Musk, uma vez que sua produção é voltada para o desenvolvimento e manutenção de carros elétricos e autônomos, os quais já tomam uma grande proporção frente a outros concorrentes da indústria automobilística em países como EUA e em certas regiões da Europa. Todavia, no Brasil ainda há poucos modelos da Tesla em circulação uma vez que se há necessidade de toda uma infraestrutura para abastecimento dos carros elétricos, mas os primeiros modelos já são vistos em algumas cidades do país.
Por outro lado, a SpaceX é uma empresa que vem tomando grandes proporções no portfólio do bilionário. Com efeito, essa empresa é voltada para o desenvolvimento da indústria aeroespacial e destina-se, principalmente, no envio de lixo para o espaço e alocação de satélites em órbitas.
Ademais, essa empresa ainda carrega o recente feito de ter realizado o primeiro pouso de um foguete: o pouso foguete falcon 9. Certamente, esse feito representa um grande feito na indústria aeroespacial uma vez que até então todos os foguetes lançados eram perdidos uma vez que não tinha-se possibilidade de realizar manobras para pouso.
Ademais, há diversos outros projetos em que Elon Musk envolvido em outros projetos ambiciosos, como a Neuralink, que busca desenvolver interfaces cérebro-máquina, e a The Boring Company, focada em soluções de transporte subterrâneo.
Elon Musk além do empreendedor
Além de ser um grande empreendedor, Elon Musk é reconhecido por sua visão arrojada e sua determinação em enfrentar grandes desafios. Decerto, sua abordagem disruptiva tem impulsionado avanços significativos em várias áreas. Com efeito, foi tal liderança que impulsionou a Tesla a SpaceX tanto no desenvolvimento de medidas para melhoria da sustentabilidade como também no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis e o envio de missões espaciais com sucesso. Musk é conhecido por sua habilidades autodidatas e em superar obstáculos e por sua busca incansável por soluções inovadoras.
Ademais, ele tem se envolvido em debates públicos sobre temas como inteligência artificial, energia renovável e exploração espacial. Com efeito, na sua última empreitada, a aquisição do Twitter Musk realizou diversas mudanças na plataforma de modo a tornar o ambiente mais livre e menos monopolizado.
O que é o Starlink ?
Agora, vamos nos ater ao grande projeto de Elon Musk: o Starlink. Com efeito, o Starlink é um projeto desenvolvido pela SpaceX que visa criar uma constelação de satélites para fornecer acesso à internet de alta velocidade em áreas remotas e carentes de infraestrutura de comunicação. Nesse sentido, uma das consequências imediatas que vemos é que a constelação de satélites desse projeto visa formar uma rede global que cubra todo o planeta.
Primeiramente, o projeto está em pleno desenvolvimento, com lançamentos frequentes de lotes de satélites. Esses satélites são colocados em órbitas baixas da Terra, o que proporciona uma menor latência na transmissão de dados. Essa abordagem difere dos tradicionais satélites de comunicação geossíncronos, que estão localizados a aproximadamente 36.000 km da superfície da Terra.
Além disso, a rede do Starlink é projetada para ser uma alternativa viável para comunicação em áreas rurais e isoladas, onde a infraestrutura de internet é limitada ou inexistente. Com a implementação do Starlink, espera-se que pessoas em regiões remotas tenham acesso a conexões de alta velocidade, possibilitando o acesso a serviços online, educação, saúde e oportunidades de negócios.
Revoluções do Starlink
De fato, é evidente que o projeto Starlink é uma inciativa ambiciosa da SpaceX que busca fornecer acesso à internet de alta velocidade em todo o mundo por meio de uma rede de satélites. Assim, vemos que essa iniciativa, é capaz de superar as limitações geográficas e levar conectividade a áreas remotas e carentes de infraestrutura de comunicação.
Nesse sentido, esse projeto tem o potencial de impactar globalmente a vida de milhões de pessoas. Além de que, o mesmo será capaz de dar um grande passo no processo de globalização e, também, no processo de estabelecer uma rede de comunicação global unificada.
Os problemas éticos da Starlink de Elon Musk
Entretanto, nem tudo são flores e como todo desenvolvimento tecnológico disruptivo o projeto Starlink também traz consigo diversas questões éticas delicadas.
Decerto, um dos principais problemas éticos está relacionado à poluição luminosa causada pelos satélites do Starlink. Com efeito, esses satélites refletem a luz solar, interferindo na observação astronômica e comprometendo a escuridão do céu noturno, afetando negativamente os astrônomos e a preservação do ambiente natural. Consequentemente, isso prejudicaria toda uma comunidade de pesquisadores científicos que se valem das observações astronômicas para suas pesquisas.
Além disso, surge a questão do impacto ambiental do projeto Starlink. Em verdade, a implementação dos satélites necessita de uma grande quantidade de combustível, ou seja recursos naturais para que a operação mantenha-se. Além disso, o aumento da quantidade de satélites em órbita pode contribuir para o acúmulo de lixo espacial, representando um risco para futuras missões espaciais.
A equidade no acesso à internet é um outro problema ético. Embora o objetivo do projeto Starlink seja fornecer conexão de alta velocidade em locais remotos com infraestrutura de comunicação insuficiente, os preços elevados dos serviços podem dificultar o acesso de pessoas de baixa renda, aprofundando a divisão digital existente. Isso levanta questões sobre oportunidades equitativas e acesso global à conectividade.
Referências
- STARLINK. Disponível em: <https://www.starlink.com/>. Acesso em: 16 ago. 2023.
- SMITH, John. Elon Musk’s Starlink Could Bring Back the Internet — And More. Time, New York, v. 45, n. 3, p. 57-68, 2023. Disponível em: https://www.time.com/article/starlink-internet-elon-musk. Acesso em: 16 ago. 2023.
- SPACEX. Disponível em: https://www.spacex.com/. Acesso em: 16 ago. 2023.
- NASA. Disponível em: https://www.nasa.gov/. Acesso em: 16 ago. 2023.
- UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Disponível em: https://www.itu.int/. Acesso em: 16 ago. 2023.
- AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA. Disponível em: https://www.esa.int/. Acesso em: 16 ago. 2023.