Tourette: Saiba mais sobre essa síndrome

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Você já deve ter visto alguma pessoa emitindo sons ou fazendo gestos estranhos,não é mesmo? Esse sons podem ser como um assobio ou sopro com nariz. Além disso, movimentos involuntários com os membros estão presentes nessa patologia. Esses movimentos e/ou gestos sonoros são causados por alterações no sistema nervoso do indivíduo. Desse modo, o sistema nervoso fica desordenado e o paciente apresenta esses gestos nada agradáveis. Portanto, nesse artigo vem saber mais sobre essa síndrome neurológica, a síndrome de Tourette.

Tourette: Neuroanatomia básica

A neuroanatomia é definida como a ciência, que visa o estudo morfológico e não fisiológico do sistema nervoso. Esta grande subdivisão é originada da anatomia humana, mas apesar da sua complexidade, os grandes autores decidiram separa-la. A neuroanatomia devido ao seu grande nível de informação pode ser descrita como neurociência, que engloba além da anatomia, a fisiologia e a patologia. Outro ponto importante de estudo é a neuropatologia, que engloba as disfunções fisiológicas. Ocorrendo distúrbios, as doenças são instaladas no sistema nervoso, as quais podem ser neurodegenerativas, ou neuro inflamatórias. Dentre algumas doenças posso mencionar a doença de Parkinson, mal de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, dentre outras.

Ramificação da neuroanatomia

Partindo da ramificação da neurociência, a fisiologia ou neurofisiologia estuda o funcionamento neuronal, e não as suas estruturas propriamente ditas. Sendo assim, tais estudos científicos podem ser descritos como o funcionamento da cognição, equilíbrio, sinapse e sua neurotransmissão. Não obstante, uma ciência importante, mas não é o foco neuro anatômico, já que anatomia e fisiologia andam juntas, mas de aprendizado diferente.

Tourette: Distúrbios na neuroanatomia

Outro ponto importante de estudo é a neuropatologia, que engloba as disfunções fisiológicas. Além disso, quando ocorre distúrbios, as doenças são instaladas no sistema nervoso, as quais podem ser neurodegenerativas, ou neuro inflamatórias. Desse modo, posso citar algumas doenças posso mencionar a doença de Parkinson, mal de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, dentre outras.

Tourette: Curiosidades acerca da neuroanatomia

Através do estudo acerca do sistema nervoso, é perceptível a presença de algumas curiosidades ao decorrer do entendimento. Desse modo, o acadêmico tem que se manter curioso e procurar as devidas respostas. Sendo assim, vou elencar as principais curiosidades sobre a temática do neuroanatômica.

Composição cerebral

O cerébro apresenta em sua constituição cerca de 75% de água. No entanto, por possuir uma consistência aquosa não dificulta suas complexas funções.

Peso cerebral

O nosso cérebro, quando atinge o estágio de desenvolvimento máximo, chega ao peso de 1,5 kg porém ao atingir o peso máximo, não aumenta mais. Contudo, o cerébro pode diminuir de tamanho devido à algumas patologias.

Hemisférios na neuroanatomia

O cérebro apresenta dois lados, denominados de hemisférios. Sendo assim, cada hemisfério responsabiliza-se pelo controle do lado oposto de sua localização. Sendo assim, o hemisfério esquerdo controla o lado direito e o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Cor

Na neuroanatomia, aprendemos que o cérebro e a medula espinhal podem dividi-se em massa cinzenta e massa branca. No entanto, quando não conservados em formol ou glicerina, a cor normal é rosa.

Proteção elétrica

No estudo da neuroanatomia, ocorre a presença de atividade elétrica. Esse impulso elétrico é responsável pela transmissão de informações. Sendo assim, sinapse é a nomenclatura do envio e recebimento de dados neuronais. Para tanto, é importante a proteção do sistema condutor perante a atividade elétrica. Desse modo, bainha de mielina é o nome dado a estrutura que isola o sistema nervoso da condução elétrica.

Ausência de dor

O cérebro apresenta uma característica peculiar e única. O mesmo não tem os receptores para dor, conhecidos como nociceptores. Desse modo, realiza-se neurocirurgias com o paciente totalmente acordado.

Perda de massa

Conforme alguns autores, o cérebro pode diminuir de tamanho. Sendo assim, as causas mais prováveis para esse evento de diminuição cerebral, são as patologias e degeneração por apoptose. Desse modo, de modo natural, após os 30 anos de idade até os 40 anos, perdemos em média 5% de massa cerebral a cada ano. É um dado realmente assustador e preocupante.

O que é Síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette caracteriza-se por tiques motores ou vocais que ocorrem com frequência e intensidade variáveis. Portanto, em alguns casos, podem causar constrangimento aos pacientes.

Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.

Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Sendo assim, em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse. Desse modo são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem. Portanto, é possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida.

Descoberta

A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que faz com que o indivíduo realize atos impulsivos e repetitivos, conhecidos como tiques, que podem dificultar a sua socialização e afetar a qualidade de vida. Normalmente, o problema começa ainda na infância ou na adolescência e pode se apresentar de forma vocal e/ou motora.

Devido ao constrangimento diante de outras pessoas, sobretudo de indivíduos que usam involuntariamente gestos e palavras obscenas, a síndrome de Tourette ainda pode levar a condições como fobia social, ansiedade, depressão e estresse.

O nome da doença é uma referência ao médico Giles de La Tourrette. Ele era aluno do também médico Marc Gaspard Itard que, em 1825, descreveu o quadro da Marquesa de Dampierre.

Ela apresentava justamente os tiques e comportamentos que compõem o diagnóstico do quadro. Em 1884, ao observar nove pacientes, Tourette aperfeiçoou a descrição da síndrome que teria seu nome.

Por muito tempo, a Síndrome de Tourette foi considerada uma espécie de maldição para quem sofria com ela. Felizmente, isso mudou. Contudo, pacientes com a condição ainda podem sofrer dificuldade de integração social adequada, principalmente, na infância e na adolescência, o que afeta o desenvolvimento psicossocial desses indivíduos.

Diagnóstico da síndrome de Tourette

Os tiques comuns são diagnosticados por médicos experientes. No entanto, sintomas atípicos (diferentes dos sintomas clássicos) ou apresentações atípicas (por exemplo, sintomas que começam na idade adulta) podem exigir especialização específica para o diagnóstico.

Não há exames de sangue, laboratoriais ou de imagem necessários para o diagnóstico. Sendo assim, em casos raros, estudos de neuroimagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, eletroencefalograma ou certos exames de sangue podem ser usados ​​para descartar outras condições que podem ser confundidas com síndrome de Tourette.

Os tiques não desaparecem durante o sono leve, mas geralmente diminuem significativamente, porém desaparecem completamente em sono profundo.

Sinais da síndrome de Tourette

Os sintomas e sinais da síndrome de tourette podem ser tanto motores quanto vocais. Os tiques tendem a variar de período em período, podendo o paciente ser afetado por diferentes tipos.

Os gestos motores incluem:

  • Tocar no nariz;
  • Piscar os olhos com frequência;
  • Inclinar a cabeça;
  • Fazer caretas;
  • Chutar;
  • Sacudir o pescoço;
  • Realizar gestos obscenos;
  • Encolher os ombros;
  • Bater no peito.

Os tiques vocais incluem:

  • Uivar;
  • Gemer;
  • Gritar;
  • Xingar;
  • Soluçar;
  • Usar diferentes tons de voz;
  • Cacarejar;
  • Repetir frases ou palavras.

Casos interessantes da síndrome de Tourette.

Aqui você poderá ver alguns casos interessantes sobre a síndrome de Tourette pelo mundo.

Outros Artigos

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!