Neste texto vamos aprender sobre um tipo especial de quadrilátero chamado trapézio. Iremos ver a definição e as principais classificações relacionadas a essa figura, na parte 2 você verá as principais propriedades, e o cálculo de sua área.
Definição de Trapézio
Há duas definições diferentes. Nesse texto iremos utilizar a seguinte:
Definição. Um quadrilátero é chamado de trapézio se possuir exatamente um par de lados paralelos.
Para caso esteja curioso vou enunciar a seguir outra definição também utilizada por alguns autores.
Um quadrilátero é chamado de trapézio se possuir um par de lados paralelos.
Perceba que as definições diferem apenas que na que usaremos os dois pares de lados não podem ser simultaneamente paralelos. Isto serve para dizer que um paralelogramo não é um trapézio, já que o quadrilátero que tem os dois pares de lados paralelos é o paralelogramo.
Usar a primeira definição também nos garante que o trapézio sempre terá um par de lados de medidas diferentes, que será justamente os lados paralelos. Chamaremos esses lados de bases. O que tiver a maior medida será a base maior e o outro a base menor.
Classificação de trapézios
Podemos dentro do conjunto dos trapézios propor uma classificação para eles. Essa classificação pode ser útil para achar exemplos e entender melhor como essa figura funciona.
Podem ser de três tipos:
1. Retângulo.
Um trapézio é dito retângulo quando possui dois ângulos com medida igual a 90 graus.
E pela definição que usamos isso nos garante que esses dois ângulos estarão do mesmo lado em relação às bases.
Em outras palavras, em um trapézio retângulo ou os ângulos do lado direito da base menor e da maior são iguais a 90°, ou os ângulos do lado esquerdo da base menor e da maior são iguais a 90°.
O leitor pode se perguntar se existe um trapézio com apenas um ângulo reto, e a resposta é não. Se um trapézio possui um ângulo reto, então ele vai possuir outro ângulo reto. Isso ficará mais claro quando aprendermos as propriedades do trapézio.
2. Isósceles.
Um trapézio é dito isósceles quando possui dois lados com a mesma medida.
Primeiro, é importante observar que esse par de lados não são as bases, pois caso fossem a figura seria um paralelogramo, e pela definição que acolhemos, paralelogramos não são trapézios.
Também, não pode ser isósceles e retângulo ao mesmo tempo, pois caso isso acontecesse teríamos novamente um paralelogramo, e mais um retângulo, que não é trapézio pois possui mais de um par de lados paralelos.
3. Escaleno.
Um trapézio é escaleno quando não é isósceles nem retângulo.
Perceba que isso nos diz que as medidas dos lados são todas diferentes e ele não possui ângulo reto.
Continue acompanhando o blog para conferir a parte 2 desse texto que te ensinará sobre o cálculo da área e as principais propriedades desse quadrilátero especial. Aqui também vai ter um texto só com exemplos e exercícios sobre essa figura.
Caso queira aprender a calcular a área de outros quadriláteros: