Vírus sincicial respiratório: o que é? Continue a leitura para conhecer o vírus pouco conhecido, mas perigoso principalmente em crianças.
Mesmo que muitas pessoas não tenham ouvido falar do RSV, praticamente todo mundo já o teve, e várias vezes.
O vírus sincicial respiratório ou VSR é um vírus de RNA semelhante à influenza A, composto por 11 proteínas.
Ele infecta o nariz, garganta, pulmões e as passagens respiratórias do sistema respiratório superior e inferior. Como o sistema imunológico ataca as células infectadas por vírus para combater a doença, causa inflamação nas vias aéreas.
Geralmente se manifesta como um resfriado comum, com sintomas que incluem coriza, tosse, febre e mal estar. No entanto, pode apresentar na forma mais grave, mais comum em crianças de ate 2 anos de idade. Também pode atingir idosos.
Forma grave do VSR
Nessa forma, o VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. A bronquiolite é uma inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões.
Nos bebês com menos de seis meses de idade, e especialmente aqueles com menos de dois meses de idade, têm mais dificuldade com o VSR, necessitando muitas vezes de internação hospitalar.
Isso se deve ao pequeno tamanho de suas vias aéreas. Uma vez inflamadas, não conseguem oferecer o fluxo de ar adequado devido a inflamação em resposta ao vírus.
Por outro lado, a forma grave nos idosos se deve ao envelhecimento do sistema imunológico.
Por ser uma doença ocasionada por vírus, ocorre de forma sazonal, sendo sua incidência mais frequente nos meses de outono e inverno no Brasil, devido a quantidade de chuvas.
Portanto, os orgãos de saúde, como a Fiocruz faz um alerta para a prevenção e o diagnóstico para evitar casos graves. No início de 2023, a Morderna anunciou uma vacina contra o VSR, com 84% de eficácia.
Gostou do artigo sobre o Vírus sincicial respiratório? Confira outros artigos tão interessantes como este Clicando aqui!