Os fungos são conhecidos popularmente como mofos e bolores. No entanto, na maior parte das vezes, são lembrados somente pelos danos que algumas espécies causam, seja parasitando plantas ou causando problemas de saúde como alergias e micoses em animais. Podem promover a deterioração de combustível e grande variedade de materiais, como equipamentos ópticos e outros materiais de grande valor, como obras de arte e arquitetônicas.
No entanto, os benefícios proporcionados pelos fungos não são tão divulgados quanto os prejuízos. Todos os dias as pessoas são beneficiadas por produtos originados direta ou indiretamente de fungos. Pode-se citar como exemplo, a ação fermentativa de fungos na síntese de álcool etílico e dióxido de carbono, os quais são imprescindíveis na produção de bebidas como vinho e cerveja, alimentos como pães e massas em geral.
SILVA, Ricardo R.; COELHO, Glauciane Danuza. Fungos: principais grupos e aplicações biotecnológicas. Disponível em: http://www.biodiversidade.pgibt.ibot.sp.gov.br/Web/pdf/Fungos_Ricardo_Silva_e_Glauciane_Coelho.pdf. Acesso em: 5 jun. 2019.
Sobre os fungos, julgue os itens a seguir.
I. Os fungos apresentam clorofila em suas células e, portanto, realizam fotossíntese.
II. Os fungos apresentam células procarióticas e metabolismo anaeróbio.
III. As células fúngicas agrupam-se em filamentos denominados de hifas, que apresentam crescimento apical.
IV. Os fungos podem se reproduzir de forma sexuada e/ou assexuada, e ainda, pelo fenômeno de parassexualidade, que pode ser definido como a recombinação genética na mitose.
É correto o que se afirma em
A)
II, III, IV, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
III e IV, apenas.
D)
I, II e III, apenas.
E)
I e IV, apenas.