As gimnospermas (que significam “sementes nuas”) são espermatófitas que não formam flores ou frutos. São assim denominadas em razão de seus óvulos e sementes, as quais não são protegidas por ovário ou tecidos do fruto, ao contrário das sementes dos angiospermas. As gimnospermas dominaram o mundo terrestre durante a era Mesozoica, mas, ao longo de amplas áreas da Terra, foram substituídas pelas plantas floríferas durante a era Cenozoica. Embora atualmente existam menos do que 1.200 espécies vivas de gimnospermas, essas plantas ainda são as principais árvores florestais em algumas áreas.Os quatro principais grupos de gimnospermas vivas são:
a) Hepáticas (gametófitos folhosos ou talosos, verdes e com camadas semelhantes a folhas); Cicas (plantas tropicais e subtropicais semelhantes a palmeiras); Gnetófitas (são representadas por cerca de 90 espécies em três gêneros muito diferentes); e Coníferas (são as gimnospermas mais abundantes, incluindo os pinheiros e as sequoias).
b) Clorófitas (a maioria é aquática, mas algumas formas terrestres vivem em ambientes úmidos); Ginkgos (são representados atualmente por apenas uma única espécie, a Ginkgo biloba); Gnetófitas (são representadas por cerca de 90 espécies em três gêneros muito diferentes); e Coníferas (são as gimnospermas mais abundantes, incluindo os pinheiros e as sequoias).
c) Riniófitas (plantas vasculares sem raiz); Cicas (plantas tropicais e subtropicais semelhantes a palmeiras); Ginkgos (são representados atualmente por apenas uma única espécie, a Ginkgo biloba); e Gnetófitas (são representadas por cerca de 90 espécies em três gêneros muito diferentes).
d) Cicas (plantas tropicais e subtropicais semelhantes a palmeiras); Ginkgos (são representados atualmente por apenas uma única espécie, a Ginkgo biloba); Gnetófitas (são representadas por cerca de 90 espécies em três gêneros muito diferentes); e Coníferas (são as gimnospermas mais abundantes, incluindo os pinheiros e as sequoias).
e) Licófitas (são plantas vasculares com raízes verdadeiras com ramificação dicotômica; Cicas (plantas tropicais e subtropicais semelhantes a palmeiras); Ginkgos (são representados atualmente por apenas uma única espécie, a Ginkgo biloba); e Coníferas (são as gimnospermas mais abundantes, incluindo os pinheiros e as sequoias).