- A morfina serve, principalmente, para aliviar dores intensas, pois é um medicamento que age diretamente no sistema nervoso central e em órgãos com musculatura lisa. Ela possui coeficiente de partição de 0,89 (log Ph), o que significa que sua estrutura é moderadamente lipofílica, refletindo sua capacidade de atravessar membranas biológicas como a barreira hematoencefálica, embora com eficiência limitada em comparação a compostos mais lipofílicos.
Para tentar melhorar suas propriedades físico-químicas, durante um experimento de química computacional, os alunos da FARMASUAM modificaram a estrutura da morfina. Essas modificações alteraram significativamente o Log P. Foram adicionados dois substituintes distintos à estrutura: o primeiro com um parâmetro 𝜋 (ou "constante de Hansch" para lipofilicidade) de -0,3 (molécula B) e o segundo com um parâmetro π de +1,2 (molécula A).
Considerando as informações colocadas no texto acima, responda:
-
Calcule o Log P teórico resultante (Log Px) para cada um dos casos após essas adições de substituintes.
-
Com base no modelo parabólico bilinear, qual dos dois substituintes deve proporcionar melhor equilíbrio entre a sua capacidade de solubilidade e de penetrabilidade para o composto? Justifique sua resposta considerando o impacto das alterações de Log P.