As cadeias de carboidratos podem estar associadas com proteínas ou lipídeos, formando os glicoconjugados, como os proteoglicanos, as glicoproteínas e os glicoesfingolipídeos. Esses glicoconjugados apresentam uma grande diversidade estrutural, o que permite que essas moléculas executem várias funções no organismo.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
A. Os proteoglicanos e as glicoproteínas apresentam cadeias de carboidratos ligadas às proteínas. As diferenças entre esses dois tipos de glicoconjugados estão na composição da cadeia de carboidratos e no tamanho da porção proteica. Nos proteoglicanos, a porção proteica é predominante, enquanto nas glicoproteínas, a porção glicídica é predominante.
B. Os proteoglicanos presentes na membrana plasmática dos eritrocitos são os determinantes dos tipos sanguíneos do sistemas ABO. As porções oligossacarídicas desses proteoglicanas formam os antígenos A, B e H. O antígeno H, presente no tipo sanguíneo O, é o precursor dos antígenos A e B.
C. O glicocálise ou glicocálix, presente ao redor da membrana plasmática, é uma estrutura formada pelas porções glicídicas de glicoproteínas e glicoesfingolipídeos presentes na membrana plasmática. O glicocálice apresenta várias funções, como reconhecimento celular, proteção e antigênica.
D. Os glicoesfingolipideos são componentes essenciais da matriz extracelular de todos os tecidos, como a agrecana, principal componente da cartilagem, e a decorina, secretada pelos fibroblastos e que regula a união entre as fibrilas de colágeno.
E. Na composição glicídica dos glicoconjugados, as cadeias de oligossacarídeos estão presentes nos proteoglicanos e nas glicoproteínas. Nos esfingolipideos, a porção glicídica é composta pelos glicosaminoglicanos, heteropolissacarídeos complexos.