I. Difusão simples refere-se ao movimento aleatório de moléculas, íons e partículas colóides suspensas sob a influência de movimento browniano (térmico). Se existe um gradiente de concentração (diferencial), moléculas, íons e partículas tendem a se mover da área com maior concentração para a área com menor concentração até que as concentrações se igualem em ambas as áreas. O movimento específico para cada substância independe da presença e concentrações das outras substâncias. Não se requer energia numa simples difusão.
II. A difusão facilitada refere-se ao movimento de substâncias de uma região com menores concentrações para uma com maiores concentrações. Nesse modelo de transporte, é necessário um transportador (proteína de transporte) que facilitará a passagem da substância, não havendo gasto de energia.
III. Algumas proteínas de transporte (ou canais de proteína) atuam transportando substâncias numa direção oposta à sua direção de difusão natural. Isso é conhecido como transporte ativo e esse modelo não requer apenas um transportador, mas também energia.
IV. A substância que se difunde mais abundantemente no corpo do animal é a água. A difusão da água pelo corpo é relativamente fácil. A quantidade difundida dentro das células costuma ser equilibrada por igual quantidade que sai. Osmose é o processo pelo qual duas soluções aquosas que diferem em concentração de água e são separadas por uma membrana permeável à água, mas não aos seus solutos (membrana semipermeável), permitem uma difusão livre de água do lado que apresenta menor concentração.