Questão 7
O citoesqueleto é representado por três tipos de filamentos principais: os microtúbulos, os filamentos de actina e os filamentos intermediários. Mais de 50 tipos de proteínas formam os filamentos intermediários. Todas elas tem um segmento central em α hélice e porções globulares amino e carboxiterminais. Essas proteínas se associam paralelamente, formando dímeros, posteriormente, estes se associam em tetrâmeros com uma orientação antiparalela. Os filamentos intermediários capacitam as células a suportar o estresse mecânico, por isso, estão presente em grande quantidade em células suscetíveis a esse fator, como nas células musculares.
KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019
Diante do exposto e baseando-se no livro da disciplina, assinale a alternativa correta a respeito dos filamentos intermediários:
Alternativas
Alternativa 1:
Os filamentos intermediários possuem apenas a função de proporcionar elasticidade ao tecido.
Alternativa 2:
Essa trama de filamentos não está presente na epiderme, apenas na derme e possui como função principal a proteção da pele.
Alternativa 3:
Os filamentos intermediários são encontrados apenas nas células musculares, e são formados exclusivamente por actina e miosina.
Alternativa 4:
Sua função é, primariamente, mecânica a qual é atribuída a duas propriedades principais: alta resistência e relativa estabilidade dos filamentos.
Alternativa 5:
Nas células epiteliais, os filamentos de actina e miosina se estendem de um lado a outro da célula e estão firmemente ancorados a membrana plasmática.