O conceito de reservatório do Trypanosoma cruzi considera a capacidade de os animais manterem o parasito na natureza por um longo período. O perfil epidemiológico da parasitose possui um caráter dinâmico, relacionando espaço e tempo na ocorrência dos ciclos de transmissão. Entre as alternativas a seguir, escolha aquela que está corretamente associada aos reservatórios do T. cruzi.
Escolha uma opção:
a. No ambiente domiciliar, os cães, gatos, ratos domésticos e o homem não são importantes reservatórios da doença de Chagas.
b. A compreensão do ciclo de transmissão do T. cruzi está intimamente desassociada dos aspectos ecológicos dos triatomíneos e sua relação com os diferentes grupos de animais.
c. O ambiente silvestre representa o ecossistema primário do T. cruzi, devido a sua movimentação entre os reservatórios naturais e triatomíneos, nos mais diversos ecótopos, tais como: copas e troncos de árvores que abrigam mamíferos, pedregais etc.
d. Os reservatórios da doença de Chagas apresentam diferentes graus de gravidade quando infectados; a doença é mais benigna para os reservatórios domésticos e para o homem do que para os reservatórios silvestres.
e. O fato de um animal ter uma sorologia reagente para T. cruzi significa que ele é necessariamente um risco à saúde humana e para outros animais.