Os teóricos da Psicologia Histórico-Cultural fundamentaram seus pressupostos numa ampla compreensão de cultura, valorizando o homem como sujeito do processo de construção da realidade objetiva e subjetiva, privilegiando a linguagem socialmente construída como um sistema de signos e mediador por excelência da construção das funções psicológicas eminentemente humanas.
Em relação à teoria histórico-cultural, é correto afirmar que:
a.
Além de responder naturalmente, o ser humano também opera no ambiente a partir de condicionamentos operantes desenvolvidos nas suas relações físicas, materiais e sensíveis com o mundo, processos esses relacionados aos comportamentos voluntários humanos.
b.
Os pressupostos da teoria vigotskiana possibilitam entender que a natureza do psiquismo humano representa uma síntese das relações construídas em sociedade, que são interiorizadas pelo sujeito e convertidas em órgãos de sua individualidade.
c.
Nesta concepção, salienta-se que os reforçamentos, tanto os positivos quanto os negativos, são estratégias educativas recomendadas.
d.
A teoria histórico-cultural nega a importância da cultura como ponto fundamental na história do desenvolvimento das formas superiores de comportamento humano.
e.
Para esta teoria, o ambiente afeta um organismo depois, bem como antes, de esse organismo responder e, além disso, ao estímulo e à resposta sempre se acrescenta a consequência.