A corrente galvânica ou corrente direta tem sido utilizada pelos efeitos que causa na pele e por ser fonte promotora geradora de iontoforese. Entre alguns efeitos fisiológicos e terapêuticos desta corrente, está: Assinale a alternativa que apresenta corretamente o efeito fisiológico:
Escolha uma opção:
a.
Eletrotônus: Embora estímulos nervosos abaixo do limiar não causem potencial de ação, eles podem afetar o potencial das membranas. Assim, tornar a superfície externa da membrana mais positiva reduzindo o limiar, diminuindo a excitabilidade do nervo, num fenômeno chamado cateletrotônus, enquanto torná-la mais positiva aumenta a excitabilidade neural pelo processo conhecido por aneletrotônus.
b.
Analgesia: Esse efeito tem sido justificado através da teoria das comportas, assim como pela acentuada epidemia que ocorre sobre os eletrodos, especialmente do cátodo, estimularem os fatores que induzem à dor.
c.
Cicatrização: Por meio da capacidade de promover vasoconstrição local, com consequente diminuição de nutrientes e oxigênio para a região em processo de reparação tecidual, assim como seus efeitos bactericidas, estimuladores de células de defesa e fibroblastos, podem justificar os efeitos benéficos do uso dessas correntes na aceleração dos processos de reparação tecidual.
d.
Destruição de tecidos: Se usada em grande densidade de corrente, a corrente direta gera coagulação de proteínas sob o eletrodo positivo (ânodo) e liquefação sob o eletrodo negativo (cátodo). Por isso alguns profissionais da saúde têm utilizado a corrente direta para destruir tecidos, como, por exemplo, quando precisam fazer retirada de verrugas.
e.
Estimulação sensorial: A passagem da corrente galvânica pela pele do paciente promoverá aumento da sensação de formigamento ou pontada, que, ao longo da terapia, poderá evoluir para forte irritação ou coceira.