Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Catiúce

ENFERMAGEM14/06/2024

Como sabemos a leitura não desabrocha de forma espontânea co...

Como sabemos a leitura não desabrocha de forma espontânea como algumas de nossas faculdades, demanda tempo, exercício e dedicação disciplinada. Seu desenvolvimento é processual, constante e crescente; considera algumas etapas e segue uma delineação individual. Sendo assim apresentamos os tipos de leitura mais comuns e algumas de suas nuanças, salientamos que será apenas uma passagem sintética como suplemento desse tema, pois discorrer e pormenorizar assuntos tão ricos, em apenas uma obra não é o bastante para conter as informações pertinentes e necessárias para termos uma boa exposição.

Como incentivar o hábito da leitura. Richard Bamberger. Editora Atica. Ano de 2008.

Tendo em mãos uma lista de obras identificadas como fontes prováveis para determinado assunto, procura-se localizar as informações úteis, através das leituras: Leitura prévia ou pré-leitura, Leitura seletiva, Leitura crítica/analítica, Leitura interpretativa.

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

1 Leitura prévia ou pré-leitura

2 Leitura seletiva

3 Leitura crítica/analítica

4 Leitura interpretativa

( ) Procura-se o índice ou sumário, lê-se o prefácio, a contracapa, as orelhas do livro, os títulos e subtítulos, pesquisando-se a existência das informações desejadas.

( ) A leitura deve objetivar a intelecção do texto, a apreensão do seu conteúdo, que será submetido à análise e à interpretação;

( ) O objetivo desta leitura é verificar, mais atentamente, as obras que contêm informações úteis para o trabalho. Faz-se uma leitura mais detida dos títulos, subtítulos e do conteúdo das partes e capítulos, procedendo-se, assim, a uma nova seleção.

( ) Entendido e analisado o texto, procura-se estabelecer relações, confrontar ideias, refutar ou confirmar opiniões.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Escolha uma opção:

1, 3, 2, 4

3, 4, 2, 1

4, 3, 1, 2

2, 1, 4, 3

1, 2, 3, 4

Questão 2 Ainda não respondida Vale 0,57 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa. O plágio é considerado antiético e é qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil. Existem diversos casos de plágio no mundo acadêmico, em faculdades, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. E ainda que o autor do texto original venha a consentir, copiar trabalhos acadêmicos é considerado plágio.

Ferramentas para detecção do plágio. Rede Sirius – Biblioteca online da UERJ. Publicado em julho, 2016.

Sobre o plágio, analise as afirmações abaixo:

Plágio Direto ou Integral - Segundo Ken Kirkpatrick, "Plagio consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor."

Plágio Parcial - Segundo Lécio Ramos, o plágio parcial é a "‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras."

Plágio Conceitual: Para Lécio Ramos, plágio é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."

Plágio Mosaico: Para Ken Kirkpatrick o tipo de plágio mais comum. Ele explica que este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. Esses parágrafos ou frases não são citações, mas estão tão próximas de ser citações que eles deveriam ter sido citados ou, se eles foram modificados o bastante para serem classificados como paráfrases, deveria ter sido feito referência à fonte.

Assinale a alternativa com a opção CORRETA:

Escolha uma opção:

a. A cópia de pequenas partes provindas de diversos autores e “coladas” em um mesmo parágrafo constitui o Plágio Mosaico.

b. Segundo os autores só se pode afirmar que houve plágio quando não há referência ao autor do conteúdo.

c. Cada autor possui sua percepção sobre o que é plágio e como ele pode ocorrer em trabalhos e artigos.

d. Em trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que são da autoria do executante do trabalho, o autor não deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas.

e. Em suma, todos os autores citados possuem o mesmo conceito final do que é plágio.

Questão 3 Ainda não respondida Vale 0,57 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Representa o primeiro passo na realização de uma pesquisa, portanto, quase sempre fazemos fichamentos, independentemente do tipo da pesquisa.

Fichamento como método de documentação e estudo. Tópicos de Fundamentos e Formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. José Fernando Modesto da Silva e Francisco Carlos Paletta, 2014.

Sobre o método de fichamento marque a alternativa INCORRETA:

Escolha uma opção:

a. As fichas ocupam muito espaço.

b. As fichas são de fácil manuseio.

c. A vantagem de se utilizar o método de fichamento para a documentação dos dados está na possibilidade de obter-se a informação exata, na hora necessária.

d. É importante que, no âmbito do fichamento pessoal, todas as informações necessárias sejam incorporadas e de maneira correta, principalmente, no caso de referências bibliográficas relacionadas.

e. O uso de fichas é indispensável na tarefa de documentação bibliográfica.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros