01 Em alguns filmes de ficção científica a explosão de uma nave espacial é ouvida em outra nave, mesmo estando ambas no vácuo do espaço sideral. Em relação a este fato é correto afirmar que: a) isto não ocorre na realidade, pois não é possível a propagação do som no vácuo. b) isto ocorre na realidade, pois sendo a nave tripulada, possui seu interior preenchido por gases. c) isto ocorre na realidade, uma vez que o som se propagará junto com a imagem da mesma. d) isto ocorre na realidade, pois as condições de propagação do som no espaço sideral são diferentes daquelas daqui da Terra. e) isto ocorre na realidade e o som será ouvido inclusive com maior nitidez, por não haver meio material no espaço sideral.
02 Uma fonte produz ondas de frequência f e período T em um determinado meio. Se a frequência da fonte for aumentada, sem que se mude o meio, podemos afirmar que: a) a velocidade aumenta. b) o comprimento de onda aumenta. c) a velocidade diminui. d) o período aumenta. e) o período diminui.
03 A figura abaixo mostra o gráfico de um movimento harmônico simples. Analisando a figura, determine: a) A frequência em hertz. b) A amplitude.
04 Sobre o fenômeno da polarização, assinale o que for correto: 01) As ondas sonoras não se polarizam porque são longitudinais. 02) O olho humano é incapaz de analisar a luz polarizada porque não consegue distinguir a luz natural. 03) A luz polarizada pode ser obtida por reflexão e por dupla refração. 08) Numa onda mecânica polarizada, todas as partículas do meio vibram numa única direção, que é perpendicular à direção em que a onda se propaga.
05 Com uma régua, bate-se na superfície de água de um tanque, 0,25 m e 0,25 m, produzindo-se uma onda de dois retos, tal que a distância entre suas cristas consecutivas seja de 10 cm. A velocidade de propagação da onda, na situação descrita, em m/s, vale a) 25 b) 2,5 c) 1,0 d) 40
06 A velocidade escalar de uma onda transversal que se propaga num fio é 100 m/s. Quando essa onda passa para um outro fio, constituído do mesmo material, porém com 1/4 do diâmetro do primeiro, a velocidade de propagação da onda, em m/s, muda para a) 80 b) 600 c) 25 d) 1600
07 Pedro está trabalhando na base de um barranco e pede uma ferramenta a Paulo, que está na parte de cima (ver figura). Além do barranco, não existem, nas proximidades, nenhum outro obstáculo. Do local onde está, Paulo não vê Pedro, mas escuta-o muito bem porque, ao passarem pela quina do barranco, as ondas sonoras sofrem a) convecção. b) reflexão. c) polarização. d) difração.
- Quando o analisador gira 90° em relação ao polarizador, a intensidade da onda polarizada torna-se nula.