Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Adriziae

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais12/06/2024

05 - (Enem 2017) A participação da mulher no processo de dec...

05 - (Enem 2017) A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população. TABAK, F. Mulheres públicas: participação política e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de A) leis de combate à violência doméstica. B) cotas de gênero nas candidaturas partidárias. C) programas de mobilização política nas escolas. D) propagandas de incentivo ao voto consciente. E) apoio financeiro às lideranças femininas. 06 - (Enem 2023) No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a "pragatização" dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa. CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinaçõo do campesinato no Cerrado, Élisée, Rev. Geo. ÚEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado)

Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um: A) cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida. B) descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação. C) desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para o trabalhador. D) desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador. E) assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção. 07 - (Enem 2014) A sustentabilidade é o maior desafio global. Por isso o desenvolvimento de um país, por mais exemplar que venha a ser, só poderá ser realmente sustentável quando a pegada ecológica mundial deixar de ultrapassar a capacidade de regeneração da biosfera. Não é diferente em termos setoriais. O setor agropecuário só será sustentável se também o forem o industrial, o terciário e a mineração. VEIGA, J. E. O futuro da comida. Globo Rural, n. 312, out. 2011. De acordo com o texto, a busca da sustentabilidade ambiental envolve mudança de hábitos, para que o desenvolvimento seja pautado no(a) A) busca de alternativas tecnológicas visando reduzir a jornada de trabalho. B) trabalho cooperativo, com remuneração justa e distribuição igualitária de renda. C) satisfação das necessidades da geração atual, assim como as das gerações futuras. D) incentivo à alta produtividade e ao consumo, para evitar crises econômicas mundiais. E) redução dos lucros atuais, a fim de garantir capital e preservação de recursos para as futuras gerações. 08 - (Enem 2015) A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa. PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na A) prática econômica sustentável. B) contenção de impactos ambientais. C) utilização progressiva dos recursos naturais. D) proibição permanente da exploração da natureza. E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.

09 - (Enem 2016)  09 \text { - (Enem 2016) }

05 - (Enem 2017)
A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.
TABAK, F. Mulheres públicas: participação política e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de
A) leis de combate à violência doméstica.
B) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.
C) programas de mobilização política nas escolas.
D) propagandas de incentivo ao voto consciente.
E) apoio financeiro às lideranças femininas.
06 - (Enem 2023)
No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a "pragatização" dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.
CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinaçõo do campesinato no Cerrado, Élisée, Rev. Geo. ÚEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado)

Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um:
A) cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida.
B) descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação.
C) desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para o trabalhador.
D) desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador.
E) assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção.
07 - (Enem 2014)
A sustentabilidade é o maior desafio global. Por isso o desenvolvimento de um país, por mais exemplar que venha a ser, só poderá ser realmente sustentável quando a pegada ecológica mundial deixar de ultrapassar a capacidade de regeneração da biosfera. Não é diferente em termos setoriais. O setor agropecuário só será sustentável se também o forem o industrial, o terciário e a mineração.
VEIGA, J. E. O futuro da comida. Globo Rural, n. 312, out. 2011.
De acordo com o texto, a busca da sustentabilidade ambiental envolve mudança de hábitos, para que o desenvolvimento seja pautado no(a)
A) busca de alternativas tecnológicas visando reduzir a jornada de trabalho.
B) trabalho cooperativo, com remuneração justa e distribuição igualitária de renda.
C) satisfação das necessidades da geração atual, assim como as das gerações futuras.
D) incentivo à alta produtividade e ao consumo, para evitar crises econômicas mundiais.
E) redução dos lucros atuais, a fim de garantir capital e preservação de recursos para as futuras gerações.
08 - (Enem 2015)
A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
A) prática econômica sustentável.
B) contenção de impactos ambientais.
C) utilização progressiva dos recursos naturais.
D) proibição permanente da exploração da natureza.
E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.
\[
09 \text { - (Enem 2016) }
\]
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros