1 Transformações de energia
A energia pode ser entendida como a capacidade de realizar trabalho. Ao longo do estudo de Ciências, você vai se familiarizar com as diversas formas de energia e entender que ela não pode ser criada nem destruída quando uma forma de energia se transforma em outra, a quantidade total de energia é mantida. Essa é uma lei da Natureza, chamada lei da conservação da energia.
Se o ser humano passou a conhecer e a aproveitar as transformações de energia em máquinas e aparelhos que facilitam nossa vida. Quando uma lâmpada está acesa, por exemplo, ela está transformando energia elétrica em energia luminosa (luz) e em energia térmica, que é transferida para o ambiente na forma de calor.
Observe em sua residência os equipamentos que precisam de energia elétrica para funcionar; o chuveiro elétrico, por exemplo, transforma energia elétrica em energia térmica, deixando seu banho quentinho.
Quando ligamos um computador, por exemplo, recebemos energia cinética e transforma em outras formas de energia. Essas podem ser emitidas em forma de luz e som (energia sonora).
Um carro andando, uma bola que acabou de ser chutada, uma pedra caindo, ou um ventilador girando. Todos os corpos em movimento têm um tipo de energia, energia cinética. Quanto maior a velocidade, maior a energia cinética. Podemos perceber essa relação ao impactar a bola contra a parede; quanto maior o impacto, maior a energia.
A energia cinética também pode transformar-se em outras formas de energia.
Por exemplo, imagine que você pode observar em sua casa ou na escola? Pense nos pregos da resistência dos fogões, a energia química do gás se transforma em energia térmica (transmitida sob a forma de calor) e em energia luminosa (luz) na chama do fogão.