-
Um feixe de luz, vindo do ar, incide sobre um aquário de vidro com água. Sabe-se que a velocidade da luz é menor na água e no vidro do que no ar. Com base nessas informações, assinale a alternativa em que melhor se representa a trajetória do feixe de luz entrando e saindo do aquário.
-
A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela.
-
Supondo que o diamante apresente índice de refração absoluto 2,41 para a luz amarela, e sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, calcule a velocidade luz amarela no diamante.
-
O índice de refração absoluto de determinado material é encontrado fazendo uma relação entre a velocidade da luz no vácuo e no material. Considerando o índice de refração da água como sendo, aproximadamente, 1,33 e o índice de refração do ar como sendo 3,0 x 10^5 m/s, a melhor estimativa para a velocidade da luz na água é:
-
Um feixe luminoso proveniente de um laser se propaga no ar e incide sobre a superfície horizontal da água fazendo um ângulo de 45º com a vertical. O ângulo que o feixe refratado forma com a vertical é:
Dados:
Índice de refração do ar: 1,0
Índice de refração da água: 1,5
- Um raio de luz se propaga do meio (1), cujo índice de refração vale √2, para outro meio (2) seguindo a trajetória indicada na figura a seguir.
Dados:
sen 30° = ½; sen 45° = √2/2; sen 60° = √3/2
O ângulo limite para esse par de meios vale
a) 90° b) 60° c) 45° d) zero.