- (VUNESP) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre os queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão do vapor sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se ambas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será:
a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.
b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.
c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.
d) igual, pois a temperatura de ebulição independente da pressão.
e) maior, pois a pressão será maior.
- (FEI-SP) Adotando, para a constante universal dos gases ideais, o valor 0,082 L· atm/mol· K, qual a pressão osmótica de uma solução que contém 6,0 g de ureia (massa molecular= 60 u) em 2 litros de água, à temperatura de 20 °C?
a) 6,60 atm
b) 1,0 atm
c) 1,20 atm
d) 2,40 atm
e) 72,00 atm
- (ENEM PPL) Bebidas podem ser refrigeradas de modo mais rápido utilizando-se caixas de isopor contendo gelo e um pouco de sal grosso comercial. Nesse processo ocorre o derretimento do gelo com consequente formação de líquido e resfriamento das bebidas. Uma interpretação equivocada, baseada no senso comum, relaciona esse efeito à grande capacidade do sal grosso de remover calor do gelo. Do ponto de vista científico, o resfriamento rápido ocorre em razão da
a) variação da solubilidade do sal.
b) alteração da polaridade da água.