- (PUC–SP/2007) Ao liberar acetilcolina, a fibra nervosa a) simpática promove aumento do ritmo cardíaco.
b) parassimpática promove diminuição do ritmo cardíaco.
c) simpática promove diminuição do ritmo cardíaco.
d) parassimpática promove aumento do ritmo cardíaco.
e) simpática e a parassimpática não alteram o ritmo cardíaco.
28) Em relação ao Sistema Nervoso Autônomo, nos humanos, é correto afirmar que
a) o neurotransmissor liberado pela divisão Parassimpática é a adrenalina.
b) é dividido nas porções Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Somático.
c) suas divisões se distinguem tanto funcionalmente, devido ao tipo de controle realizado sobre cada órgão, como estruturalmente, devido à região do Sistema Nervoso Central de onde partem as fibras de cada divisão.
d) a redução da frequência cardíaca e os estímulos à movimentação do estômago e dos intestinos são regulações feitas pela divisão Simpática.
e) a liberação de glicose pelo fígado, para auxiliar em um momento de estresse, é uma ação da divisão Parassimpática.
29) (Pism – UFJF/2018) O consumo abusivo de álcool e o uso de maconha, cocaína e outras drogas ilícitas são considerados sérios problemas de saúde pública, já que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso dos usuários. O consumo dessas drogas altera a transmissão do impulso nervoso, afetando a comunicação entre os neurônios em regiões específicas do cérebro. Sobre o funcionamento do tecido nervoso assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os neurônios são as células fundamentais do tecido nervoso, portanto, problemas no seu funcionamento podem prejudicar o raciocínio, o aprendizado e a memória.
b) Neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios.
c) Dopamina, acetilcolina e noradrenalina são exemplos de neurotransmissores cuja produção e liberação podem ser afetadas pelo uso de drogas.
d) O consumo de álcool afeta o funcionamento normal dos neurônios, podendo levar à sonolência e diminuição dos reflexos, além da perda da coordenação motora.
e) Os neurônios se conectam por meio de pontos de contato entre si, denominados “pontes de hidrogênio”, onde ocorre a liberação de mensageiros químicos chamados de “hormônios”.
30) (UFJF) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da
a) modificação da fenda sináptica.
b) ruptura da bainha de mielina dos neurônios. c) diminuição do número de sinapses.
d) inibição da secreção do neurotransmissor. e) inversão no sentido do impulso nervoso.