(3) Em seu caderno, copie as alternativas verdadeiras sobre o Reino do Congo. Em seguida, corrija a(s) falsa(s).
a) Nirni-a-Lukeni recebeu o titulo de manicongo e e considerado o herći fundador do Reino do Congo.
b) Os 12 conselheiros do manicongo eram todos homens com idade superior a 60 anos.
c) Entre os congos, as mulheres se dedicavam a caça, a pesca e à coleta de alimentos, ja o trabalho na agricultura era feito por homens.
d) Os congos conheciam técnicas apuradas de fusabo do ferro. Segundo a tradicâo, o fundador do Reino do Congo era um rel ferreiro, por isso us trabalhos em ferro eram reservados aos nobres.
e) No Congo, o comércio era intenso. Da capital do Congo partiam as caravanas que lam ao interior buscar ou levar produtos, com especial destaque para o ferro e o sal.
f) Aldeias (lubatas) e cidades (mbanzas) pagavam tributos ao manicongo que, em troca. oferecia-thes proteção espiritual.
7. Leia com atenção as razões da expansão dos bantos. Os estudiosos formularam duas teorias para explicar a extraordinária expansäo e conquista territorial dos bantos pela África.
- A primeira defende que, por serem bons agricultores, os bantos conseguiam se alimentar melhor, viver mais tempo e se multiplicar com rapidez; com esse aumento da população, foi preciso buscar novas terras para plantar e viver. Dal a velocidade e abrangência da expansâo banta.
- Outra teoria associa a expansäo dos bantos ao dominio do ferro, com o qual faziam armas mais eficientes. De posse dessas armas, venciam os adversários que iam encontrando pelo caminho, ocupando novos espaços em pouco tempo.
- Qual das duas explicaçôes voce considera mais convincente?
8 Leia a lista a seguir e, no caderno, aplique G para as palavras de origem grega e B para as de origem banta.
a) Poliesportivo.
c) Cochilo.
b) Canjica.
d) Filosofia.
e) Biografia.
g) Quiabo.
f) Caçula.
h) Democracia.
9 Leia o texto a seguir com atenção e responda a Utilizando instrumentos musicais como o Agogô e o Akoting (semelhante ao banjo), os griôs e griotes estavam presentes em inúmeros povos, da África do Sul à Subsaariana, transitando entre os territórios para firmar tratados comerciais por meio da fala e também ensinando às crianças de seu povo o uso de plantas medicinais, os cantos e danças tradicionais e as histórias ancestrais. Diferente da civilização ocidental, que prioriza a escrita como principal
A Jovem tocando agagô. Grupo Cultural Jango do Serrinha. Rio de Janeiro (RJ), 2016.