O Desenvolvimento Organizacional (DO), teoria desenvolvida por Leland Bradford é derivada da Teoria Comportamental, mas direcionada para a abordagem sistêmica. O conceito de DO aborda os conceitos de mudança ambiental e de capacidade adaptativa da organização a essa mudança, considerando basicamente quatro variáveis: 1) meio ambiente, focando eventos como a sua turbulência, as explosões do conhecimento, da tecnologia, das comunicaçōes e o impacto dessas mudanças sobre as instituiçöes e valores sociais; 2) a organização, com impacto da turbulência ambiental e as características necessárias de dinamismo e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente; 3) o grupo social, com os aspectos de liderança, comunicação, relaçōes interpessoais e conflitos; 4) o indivíduo, ressaltando as motivações, atitudes, necessidades.
Escolha, a seguir, a alternativa que melhor descreve o DO:
I. Considera que alterar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização e que a única maneira viável de evoluir uma organização é modificar a cultura e o clima.
II. Tem como proposta a visão de sistemas orgânicos.
III. Considera que as pessoas são preguiçosas e necessitam de motivação, encarando o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
IV. Tem como proposta a visão de sistemas mecanicistas.
A ) As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
B ) As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
C ) As afirmativas I, Il e IV correspondem às abordagens do DO.
D) As afirmativas II e IV correspondem as abordagens do DO
E) As afirmativas I, II e III correspondem as abordagens do DO