- O brometo de potássio (KBr) é um composto iônico formado pelos elementos bromo (Z = 35) e potássio (Z = 19). Ele é comumente utilizado na Medicina Veterinária como um sedativo para tratamento de distúrbios nervosos em cães. O modo como o brometo de potássio age no organismo ainda não é totalmente compreendido, mas acredita-se que o corpo o reconheça como cloreto. Assim, ele atravessa os canais de cloro no cérebro, elevando o limiar para crises epilépticas e impedindo sua propagação.
De acordo com o tipo de ligação química predominante nesse composto, a 25 ºC e 1 atm, espera-se que, quando puro, ele apresente:
a) alta condutividade de corrente elétrica.
b) baixa solubilidade em meios aquosos.
c) elevada temperatura de ebulição.
d) reduzida temperatura de fusão.
Geografia - Questões de 41 a 45
- A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é caracterizada pela complexidade das relações de produção, comercialização e consumo entre as nações e regiões do mundo. À medida que o mundo integrava, as relações tornavam-se mais dinâmicas e estabeleceram-se novas formas de uso da tecnologia e capital e as áreas produtoras da matéria-prima.
Com base no texto, compreende-se que a Divisão Internacional do Trabalho está associada:
a) à industrialização.
b) à concentração de capitais.
c) ao crescimento populacional.
d) avanço da globalização.
- Em 1960, cerca de 110 milhões de chineses — ou 16% da população — vivia em grandes cidades. Em 2018, os números chegaram a 820 milhões, com 59% da população vivendo em cidades. Esse crescimento expressivo, iniciado na década de 1980, foi acompanhado por uma série de reformas econômicas, incluindo a liberação de comércio e investimento estrangeiro, a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), e cidades foram transformadas em "megalópoles".
A modernização da economia nesse período:
a) favoreceu o mercado interno.
b) aumentou massivo nas importações.
c) a criação de empresas transnacionais.
d) o crescimento acelerado da urbanização.
e) a instalação de indústrias no espaço rural.
- No século passado, inovações foram fundamentais para atender ao crescimento populacional, como a Revolução Verde, que possibilitou a introdução de técnicas de larga escala no interior dos alimentos. Os ganhos ocorridos na produção no Brasil e no mundo, a partir de 1990, geraram aumento na oferta de soja, café, açúcar, milho, algodão e outros cereais.
As informações do texto indicam que, no Brasil, a Revolução Verde contribuiu para:
a) substituição de produtos agrícolas.
b) ascensão de pequenos produtores.
c) preservação de solos produtivos.