5- A resistência dos povos africanos durante a escravização no Brasil é um aspecto de extrema importância no estudo da história da escravidão no país. Sobre esse tema, assinale o que for correto:
A) Os quilombos eram espaços de refúglo onde os padres jesuítas realizavam processos de catequização com escravizados. Para cada escravizado catequizado, a Coroa portuguesa pagava uma quantia em ouro para seu senhor.
B) O processo de escravização no Brasil aconteceu sem que os escravizados apresentassem nenhum tipo de resistência. Isso explica o fato de a escravidão ter durado tanto tempo no país.
C) Além das fugas e revoltas, a resistência dos escravizados contra a escravidão ocorreu também por meio de manifestações culturais e religiosas. No contexto em que viviam, lutar para manter vivos seus costumes e língua, por exemplo, era um ato de resistência.
D) As leis abolicionistas criadas no Brasil durante o século XIX surgiram exclusivamente por conta do contexto europeu. O desenvolvimento das atividades mercantis na Inglaterra são um exemplo disso.
6 - Podemos relacionar os atuais problemas vividos pela população negra com sua realidade histórica de escravização no Brasil? Justifique sua resposta.