6- Voltaire acredita que é preciso munir-se de coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo, ele afirma que aqueles que se orientam pela razão e pela verdade devem munir-se de coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo, sendo um dos grandes pensadores do período que contribuiu com o lluminismo. Asideias iluministas ajudaram a humanidade a caminhar em direção ao que? Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico. Voltaire támbém era absolutamente a favor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, atém da liberdade religiosa e da tolerância.
(a) à liberdade e ao esclarecimento. W) à liberdade e ao absolutismo. c) obscurantismo e fanatismo
7- François-Marie Arouet foi um escritor, historiador e filósofo iluminista francês. Conhecido por seu nome de plume M. de Voltaire, ele era famoso por sua sagacidade e suas críticas ao cristianismo, especialmente à Igreja Católica Romana e à escravidão. Ele dizia: "Se o homem nasceu livre, deve governar-se; se ele tem tiranos, deve estrona-los." O que significa tirania? Após o exillio na Inglaterra, o filósofo revolucionário se tornaria um ativista na defesa da liberdade de pensamento, do direito a um julgamento justo e da tolerância religiosa atém da separação entre Igreja e Estado.
a) poder soberano usurpado e ilegal
c) poder soberano usurpado e legal
8- A utilidade da história, tal como Voltaire a pensava, residiria na comparação das leis e dos costumes entre as nações, estimulando-se assim a disseminação dos avanços nas artes, no comércio e na agricultura, bem como o aprendizado com os erros do passado a fim de se evitar a repetição das tragédias pretéritas. Voltaire defendia acima de tudo, a liberdade de expressão. A quem pertence essa frase "'Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo’?
al Voltaire
p) Evelyn Beatrice Hall
c) John Locke
Boa sorte, fofinhos (1) kkkk
Santa luzia do Paruá - MA
2024