- "Enquetes de intenção de voto, conduzidas online, aparecem com frequência em períodos eleitorais. Não raro, esses levantamentos, compartilhados em pequenos círculos de amizade, discordam de resultados das pesquisas realizadas pelos grandes institutos, que têm ampla divulgação na mídia. Pesquisas eleitorais são parte do jogo político e podem, de fato, retratar o que seria o resultado da eleição no momento da consulta. Mas precisam ser bem conduzidas.
Que se busca em uma pesquisa de opinião é que ela se aproxime o máximo possível do que a população realmente pensa: neste caso, os votos que serão dados na eleição. Para isso, é essencial que as pessoas selecionadas para responder às perguntas sejam representativas da totalidade dos eleitores [...]. Mesmo considerando que as pesquisas sejam feitas de modo absolutamente correto, ainda é possível que duas delas, tanto retratem ao mesmo momento, como apresentem resultados diferentes. A apresentação da pesquisa depende de uma análise estatística de dados, e o seu estatístico, gerido pelo acaso, sempre é provável – apesar da probabilidade ser baixa, é possível, por exemplo, ao lançar dados perfeitamente honestos, obter resultados que não se mesmo modo a concluir (alterando, nesse caso) que os dados estão válidos. Essa incerteza da própria medida é descrita pela margem de erro que acompanha os resultados [...]
Fonte: YAMASHITA, M. Pesquisas são mais confiáveis do que qualquer "Datapovo". Questão de ciência, 2022. Disponível em: http://bit.ly/424VYIT. Acesso em: 5 jan. 2023. Com base no texto, assinale a alternativa correta: A. ( ) Não existe a necessidade de utilizar a metodologia estatística, uma vez que esse método é utilizado apenas em situações específicas. B. ( ) O texto discute a necessidade de produzir os dados de forma que a pesquisa tenha validade científica, e para isso é necessário adotar uma metodologia adequada. C. ( ) O texto discute a necessidade de adoção de uma metodologia que não se preocupe com a realidade dos dados, já que a pesquisa é realizada em um número pequeno de pessoas e não na população em geral.