-
(FGV-SP) Uma cadeia alimentar marinha é constituída por cinco níveis tróficos e a espécie do topo dessa cadeia é consumida por humanos. Um poluente inorgânico, que é absorvido por tecidos de muitos seres marinhos, foi descartado inadequadamente no oceano.
Esse poluente apresentará maior risco à saúde dos humanos se o seu ingresso nessa cadeia alimentar marinha ocorrer através dos
a) produtores.
b) consumidores primários.
c) consumidores secundários.
d) consumidores terciários.
e) consumidores quaternários.
-
O esquema a seguir mostra as relações tróficas em uma comunidade.
sementes pombo gavião
néctar beija-flor
abelha joão-de-barro
Quantas cadeias alimentares podem ser observadas nessa teia? Explique cada uma delas.
- (Fasm-SP) Analise a teia ecológica.
a) De acordo com a teia ecológica, escreva a cadeia alimentar formada por cinco níveis tróficos.
b) Considerando as relações tróficas contidas nessa teia, teria maior chance de sobrevivência nesse ambiente a ave ou a serpente? Justifique sua resposta, baseando-se na teia fornecida.
- (Unicamp-SP) A caça, que passou a ser proibida no país a partir de 1967, reduziu a população de várias espécies de animais e contribuiu para o risco de desequilíbrio ambiental. Entre 1904 e 1969, estima-se que foram mortos pelo menos 20 milhões de animais silvestres nos Estados de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A caça ilegal de animais silvestres e a falta de fiscalização efetiva em áreas de proteção ambiental alertam para a necessidade de conservação das espécies.