A bioética é um campo interdisciplinar que explora as questões éticas emergentes da ciência e da medicina. Guiada por princípios busca equilibrar avanços científicos com responsabilidade moral, promovendo decisões éticas em pesquisa, tratamento médico e cuidados de saúde. A bioética é o conjunto de valores humanos nas ciências que estudam a vida, sendo baseada em quatro princípios fundamentais, que representa:
A.
A justiça, que norteia o comportamento do sujeito eqm uma comunidade, é normativa e consiste em um conjunto de prática baseadas em costumes e convenções.
B.
A autonomia, fundamentada no dever de distribuir de forma justa os recursos e os bens, preocupando-se com a equidade, ou seja, com tratar de forma diferente os desiguais.
C.
A integralidade permite a percepção holística do sujeito, considerando o contexto historico social, político, familiar e ambiental em que se insere.
D.
A liberdade, a qual versa sobre o direito do individuo de fazer suas escollhas sobre a própria vida, de modo a agir conforme julgar ser methor para si.
E.
A beneficencia, a qual trata sobre o dever moral de agir em beneficio do outho, de potencializar os beneficios e de minimizar os possiveis prejuizos