A competência absoluta são as hipóteses de fixação de competência que não é admitida prorrogação. A competência relativa, por sua vez, é a hipótese de fixação de competência que admite prorrogação. Existem diferenças entre essas competências além dessa mencionada, podemos destacar como uma dessas diferenças:
Questão 5Escolha uma opção:
a.
A competência absoluta é criada com base no interesse preponderante das partes, já a competência relativa é criada com base no interesse pública.
b.
A competência absoluta pode ser reconhecida ex officio pelo magistrado, enquanto não esgotada sua jurisdição pela prolação de sentença, já a competência relativa pode ser reconhecida ex officio pelo magistrado, porém somente até o início da instrução processual.
c.
A competência absoluta pode ser arguida por meio de exceção de incompetência, todavia, como o magistrado pode conhece-la de ofício, nada impede que a parte aborde a incompetência absoluta de outra forma, já a competência relativa pode ser arguida por meio de exceção de incompetência, todavia, como o magistrado não pode conhece-la de ofício, nada impede que a parte aborde a incompetência absoluta de outra forma.
d.
A competência absoluta a conexão e a competência podem funcionar como critérios modificativos, já a competência relativa a conexão e a competência não podem funcionar como critério modificativo.
e.
A competência absoluta a regra é de poder ser modificada, já a competência relativa a regra é não poder ser modificada.