A degradação das paredes pode advir de quaisquer dos diversos materiais que as constituem. Estes materiais têm uma microestrutura porosa, através da qual a água pode penetrar [...] a possibilidade de realizar um percurso contínuo no interior do material: [...] a abertura que define a probabilidade de que um poro seja ligado diretamente com a superfície externa e, assim, possa ser atingido pelas substâncias presentes no ambiente. Estas grandezas têm um papel fundamental em relação à água e a consequente degradação" (BERTOLINI, 2010, p. 17)
BERTOLINI, L. Materiais de construção: patologia, reabilitação e prevenção. São Paulo: Oficina de textos, 2010
A respeito da umidade nas alvenarias, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para as (Verdadeiras) e F para as (Falsas)
I. ( ) A única forma da umidade ingressar em alvenarias é a partir do seu contato direto com a água líquida
II. ( ) São fenômenos de ingresso do água na alvenaria: umidade de construção/obra (cura dos materiais), umidade de infiltração (água pluvial), umidade por vapor (condensação da água na superfície).
III. ( ) O gasto pode "abandonar" a alvenaria para evaporação e capilaridade.
IV. ( ) Os processos de umedecimento e secagem de argamassas devem provocar microfissuras na argamassa, devido a impermeabilização inadequada e movimentações térmicas de re.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.