A Lipidose Hepática Felina (LHF) é uma das doenças mais comuns que acometem o fígado dos felinos, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de triglicerídeos em mais de 70% dos hepatócitos. Este acúmulo em excesso, ocorre devido a uma intensa mobilização da gordura corporal dos felinos devido a longos períodos de inapetência ou devido a outras circunstâncias que interfiram na rotina do animal. Esta mobilização pode provocar o aparecimento de inúmeras alterações clínicas assim como alterações hematológicas e bioquímicas nos animais acometidos.
Disponível em: https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/Lipidose%20Hepatica%20Felina.pdf (adaptado).
Sobre histologia do fígado é fundamental para compreender sua estrutura e função. Considerando isso, assinale a alternativa correta sobre a histologia do fígado:
a.
O espaço de Disse é uma região entre os hepatócitos e os sinusoides hepáticos, onde ocorre a troca de nutrientes, gases e produtos metabólicos entre o sangue e as células hepáticas.
b.
A veia porta hepática é responsável por transportar sangue oxigenado dos órgãos abdominais para o fígado, enquanto a veia hepática é responsável por drenar o sangue rico em nutrientes do fígado para a circulação sistêmica.
c.
Os canalículos biliares são ductos que coletam e transportam a bile secretada pelos hepatócitos para os ductos biliares maiores, onde é armazenada até ser liberada no intestino delgado para auxiliar na digestão de gorduras.