A matriz forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT), proposta por Albert Humphrey no início da década de 60, é a prática que passa por décadas e continua a ser uma das mais importantes ferramentas de avaliação estratégica. O projeto de gestão estratégica da informação precisa dessa ferramenta para o entendimento dos fatores estratégicos, que precisam ser impulsionados, minimizados, aproveitados ou neutralizados. O desenvolvimento da matriz SWOT, pela equipe estratégica, deverá ocorrer em reuniões específicas para trabalhar as forças, as fraquezas, as oportunidade e as ameaças.
I. Os pontos fortes são as variáveis internas e controláveis, que propiciam condição favorável à empresa. Os pontos fracos são as variáveis que provocam situação desfavorável para a empresa, em relação ao seu ambiente.
PORQUE
II. As oportunidades são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis, desde que tenha condições e/ ou interesse de usufruí-las. As ameaças são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis.
Analise as relações entre as asserções sobre os componentes da análise SWOT e assinale a alternativa correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
C)
A asserção I é proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
D)
A asserção I é proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.