A partir da análise da obra O quarto em Arles (1889) e das observações feitas pelo pintor, pode-se dizer que Van Gogh:
A. pretendia criar uma atmosfera de emoção, pela ênfase dada à sonoridade e ao movimento presentes em seu quadro.
B. procurou demonstrar seu domínio na arte da composição, utilizando elementos arquitetônicos que se assemelham às harmonias de uma obra musical.
C. utilizou as cores como instrumento para transmitir o que se encontra no fundo para o sentidor do quadro, sem fidelidade ao real.
D. preocupou-se na criação de um ambiente real e palpável, através do uso de elementos materiais, dando à sua obra um sobregiro no qual o sentido de profundidade se sobressai.
E. propiciou criar uma atmosfera neutra, com um conjunto cromático tom aquecido e com pouca vibração.
QUESTÃO 04 UEC
Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 d.C., é uma típica escultura do Roma antiga. A interpretação dessa escultura está além da precisão e do perfeito acabamento técnico, pois expressa o ideal político do imperador, que se faz representar como um general vitorioso, portando uma armadura ricamente adornada e erguendo o braço direito em gesto de comando.
O caráter político, já que as esculturas eram utilizadas para exaltar a figura do imperador.
Na época do recrutamento militar no momento da vida cotidiana do império romano, as esculturas eram utilizadas como um meio de glorificação da cultura romana, sendo frequentemente colocadas nas praças e nos templos.
QUESTÃO 05 UEC
Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontrados inúmeros instrumentos feitos de ossos, de punhos, como pontas de flechas. Assim é que os arqueólogos chegaram à conclusão de que o homem pré-histórico também se encontrava no início de seu processo de sedentarização.
As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período:
A. Glacial.
B. Paleolítico.
C. Mesolítico.
D. Neolítico.
E. Antiguidade Oriental.