A tensão de pré-adensamento, informa a respeito do histórico de tensões do solo. Ela fornece a máxima tensão que o solo em análise já sofreu em campo, ou seja, através da interpretação e comparação com a tensão efetiva é possível afirmar que:
Quando a tensão de pré-adensamento é maior que a tensão efetiva, o solo esteve no passado submetido a tensōes, sendo classificado como préadensado.
Quando a tensão de pré-adensamento é menor que a tensão efetiva, o solo esteve no passado submetido a tensōes, sendo classificado como normalmente adensado.
Quando a tensão de pré-adensamento é maior que a tensão efetiva, o solo não esteve no passado submetido a tensões, sendo classificado como normalmente adensado.
Quando a tensão de pré-adensamento é igual a tensão efetiva, o solo esteve no passado submetido a tensōes maiores que as atuais, sendo classificado como sobreadensado.
Quando a tensào de pré-adensamento é menor que a tensào efetiva, o solo está em processo de adensamento, sendo classificado como pré-adensado.