A utilização da palavra "tecnologia" vem sendo ampliada para muitas áreas do conhecimento, alterando muitas vezes seu significado e distanciando-se da conceituação tradicional. O conceito de tecnologia poderá ter maior ou menor abrangência, dependendo do foco em análise. Além disso, é preciso ter cuidado para não compreender o termo tecnologia de maneira equivocada, como se ele se referisse apenas aos modernos processos ou produtos. Na verdade, qualquer intervenção humana materializada no processo, equipamento ou método, seja ela evidente ou invisível, dirá algo da ciência, pode ser considerada tecnologia. Portanto, produz-se tecnologia desde a Antiguidade.
Fonte: adaptado de SILVA, J. C. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Revista Produção, [s. l.], v. 13, n. 1, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/prod/3ZwtZxNvhH48X7RgRShCy/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2023.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento tecnológico se tornou autônomo e vem dirigindo os rumos da história, já não é mais possível prever seus rumos.
II. A tecnologia é uma atividade essencialmente prática, os implementos e aparelhos que ela cria servem como mediadores das ações e capacidades do corpo humano.
III. A tecnologia se tornou sinônimo de ciência, já que no atual estágio da história da humanidade, não se geram tecnologias que não sejam aplicações práticas da ciência.
IV. A ciência e a tecnologia não devem ser associadas diretamente, pois conhecimentos gerados por problemas diversos também geram processos e equipamentações que facilitam a vida humana.
É correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) II, IV, apenas.