As crianças manifestam características maturacionais e de crescimento diferentes, mesmo quando apresentam idades muito próximas umas das outras. Nesse sentido, é fundamental compreender as possibilidades e os desafios de lidar com a diversidade de características da infância e adolescência.
Imagine que você começou a trabalhar em uma colônia de férias e reparou naquelas crianças e adolescentes com idades semelhantes, já que existem diferenças bastante evidentes. Durante a realização de uma reunião com as famílias delas, você ficou responsável por explicar as diferenças no crescimento e desenvolvimento humano. A partir disso, responda as seguintes questões:
a) Um dos pais reparou que seu filho de 12 anos apresenta uma altura muito menor do que a de alguns colegas e maior do que a de outros. Ao verificar essas diferenças, ele lhe questionou o porquê da ocorrência desse fenômeno. Quais seriam as causas a serem explicadas?
b) Os pais de um adolescente de 12 anos solicitaram que ele fosse incluso nas atividades de basquetebol, uma vez que é muito mais alto do que os demais colegas. No entendimento deles, essa diferença de altura se estenderá por toda a vida do adolescente, ainda que ambos os pais possuam cerca de 1,70 metros. Eles estão corretos? Justifique sua resposta.
c) Considerando que as crianças possuem características de crescimento e desenvolvimento variadas, por que a formação de equipes por idades não é sempre recomendável?
Escreva sua resposta simples, clara e específica no campo abaixo: