As Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG, na sigla em inglês) fazem parte de uma série de diretrizes de acessibilidade na Internet publicadas pela Iniciativa de Acessibilidade na Web (WAI) do Consórcio World Wide Web (W3C), a principal organização internacional de padrões para plataformas online. Elas consistem em um conjunto de recomendações para tornar o conteúdo da web mais acessível, principalmente para pessoas com deficiência — e também se aplicam a outros dispositivos tecnológicos, como telefones celulares. A WCAG 2.0 foi originalmente publicada em dezembro de 2008 e tornou-se um padrão ISO, ISO/IEC 40500:2012 em outubro de 2012. A WCAG 2.2 tornou-se uma Recomendação do W3C em 5 de outubro de 2023.
Fonte: CAMPBELL, A.; ADAMS, C.; MONTGOMERY, R. B.; COOPER, M.; KIRKPATRICK, A. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.2. Wakefield: W3C, 2023. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG22/. Acesso em: 18 out. 2024.
Considere as afirmativas, dentro do contexto das principais necessidades e aplicabilidades da acessibilidade comunicacional atreladas às WCAG:
I. Assegurar a navegabilidade para pessoas com deficiências motoras.
II. Oferecer adaptação de materiais impressos para o formato digital.
III. Eliminar barreiras de acesso em sites e plataformas digitais para pessoas com deficiência visual.
IV. Garantir que informações online sejam convertidas e disponibilizadas em formato físico, para facilitar o acesso.
Está correto apenas o que se lê em: