As enzimas são proteínas altamente especializadas e eficientes que desempenham um papel essencial na estrutura e função biológica. Sua complexa estrutura tridimensional permite que elas catalisem reações químicas específicas em organismos vivos. Agindo como catalisadores biológicos, as enzimas aceleram as reações químicas, garantindo que ocorram em uma taxa adequada para sustentar a vida. Com alta especificidade, as enzimas reconhecem e interagem seletivamente com seus substratos, graças à forma e aos resíduos aminoácidos em seu sítio ativo. Além disso, as enzimas são capazes de operar em condições suaves, como temperaturas moderadas e pH neutro, sendo essenciais para a manutenção da homeostase.
Fonte: adaptado de: TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, L. C. Microbiologia. 12. ed. São Paulo: Artmed, 2017.Com base nos conceitos sobre as enzimas, analise as afirmativas a seguir:
I. A função da enzima é aumentar a velocidade da reação, sendo consumida durante o processo.
II. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores e requerem cofatores, como íons metálicos ou coenzimas, para desempenhar suas funções catalíticas.
III. O aspecto fundamental das enzimas é a sua capacidade de aumentar a energia de ativação necessária para que uma reação química ocorra, permitindo que a reação ocorra mais rapidamente.
IV. As reações enzimáticas ocorrem por meio da criação de um caminho alternativo com uma energia de ativação menor. Esse caminho envolve a formação de um estado de transição ou complexo enzima-substrato transitório.
É correto o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) II e IV, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III, apenas