As etapas do desenvolvimento embrionário e fetal são coordenadas por mecanismos complexos e influenciadas por fatores genéticos e ambientais. Cada estágio desses processos é crucial para garantir que o concepto se desenvolva de forma saudável e completa. À medida que a ciência continua a nos desvendar os segredos do desenvolvimento humano, apreciamos cada vez mais a complexidade e a beleza dessa trajetória que culmina no nascimento de um novo ser humano.
Assinale a alternativa que apresenta a informação correta a respeito da biologia do desenvolvimento embrionário e fetal.
Escolha uma:
a.
O dobramento ventral das extremidades do embrião no plano mediano produz as pregas laterais direira e esquerda, que levam as regiões cefálica e caudal a se deslocarem ventralmente.
b.
Durante a meiose II da gametogênese ocorre o crossing over, que constitui a troca de segmentos das cromátides entre cromossomos homólogos pareados.
c.
Entre suas várias funções, o líquido amniótico absorve os impactos físicos recebidos pela mãe e ajuda a controlar a temperatura corporal do bebê.
d.
Na grande maioria dos casos de gestação bifetal, os gêmeos são monozigóticos, em que cada gêmeo se desenvolve a partir de seu próprio óvulo e espermatozoide.
e.
Para avaliar a anatomia do feto em desenvolvimento e, assim, detectar eventuais malformações congênitas ou problemas de saúde, o exame mais utilizado é a amniocentese.