As lagoas de estabilização são uma forma conhecida de tratamento de esgoto em muitas comunidades. Esses sistemas utilizam lagoas para promover a remoção de poluentes por meio de processos naturais. Existem três tipos principais de lagoas de estabilização: anaeróbias, facultativas e de maturação. Cada uma dessas lagoas desempenha um papel específico no tratamento do esgoto, proporcionando condições ideais para diferentes grupos de microrganismos que auxiliam na decomposição da matéria orgânica.
Fonte: adaptado de Lagoas de estabilização. Portal de Tratamento de Água. Disponível em: https://tratamentodeagua.com.br/artigo/lagoas-estabilizacao/. Acesso em: 04 ago. 2024.
Com base no texto sobre lagoas de estabilização, deduza as afirmativas a seguir:
I. A lagoa anaeróbia é mais profunda e com menor volume, por isso a DBO estabilizada é em torno de 50%, enquanto a DBO remanescente é removida na lagoa facultativa.
II. A lagoa de maturação tem a função de ser o tratamento secundário desse tipo de sistema, sendo responsável principalmente pela remoção de patogênicos, com pouco decaimento de matéria orgânica.
III. O tratamento pelo UASB é uma alternativa às lagoas de estabilização, entretanto, não substitui todas as etapas de um sistema de lagoas de estabilização, pois não realiza a remoção de patógenos de forma tão eficiente quanto uma lagoa de maturação.
IV. Na lagoa facultativa, a DBO solúvel é finamente particulada e estabilizada aerobicamente por bactérias dispersas no meio líquido, ao passo que a DBO suspensa é correta o que se afirma em:
A) III e IV, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I e III, apenas.