Assim como outras estruturas celulares, as enzimas envolvidas no processo de biotransformação de fármacos também são passivas de sofrer indução e inibição. Alguns fármacos podem apresentar efeitos indutivos ou mesmo inibidores sobre essas enzimas, levando a mudanças farmacocinéticas e farmaco-dinâmicas, ocasionando interação medicamentosa. Sobre essa informação, assinale a alternativa incorreta sobre esse tipo de interação medicamentosa:
A) Ao interagir com alguns receptores nucleares, alguns fármacos podem levar à indução de certas enzimas metabolizadoras, acentuando o aumento da concentração de fármacos que sofrem biotransformação por elas.
B) O processo de inibição enzimática pode ocorrer de forma competitiva e irreversível, em que um fármaco, ao inibir competitivamente a enzima metabolizadora, pode levar ao aumento da concentração de um segundo fármaco.
C) Alguns fármacos podem interagir com receptores nucleares, aumentando a expressão de enzimas relacionadas ao metabolismo, acentuando o aumento da taxa de biotransformação dos fármacos, reduzindo sua exposição.
D) A inibição enzimática pode ocorrer também de forma competitiva e irreversível, em que um fármaco, ao inibir irreversivelmente a enzima metabolizadora, pode levar a um aumento drasticamente da concentração de um segundo fármaco.
E) Tanto a indução quanto a inibição enzimática podem levar ao aparecimento de problemas relacionados ao medicamento, como consequências clínicas que prejudicam o tratamento ou sobredosagem que podem levar a efeitos adversos.