Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
ENVIADA PELO APP
ATIVIDADES Registre no caderno. 1. Leia as afirmativas a seg...
ATIVIDADES
Registre no caderno.
- Leia as afirmativas a seguir e identifique as incorretas, corrigindo-as em seu caderno.
a) A adoção do protecionismo alfandegário atendia simultaneamente aos interesses dos comerciantes e do Estado.
b) As práticas mercantilistas adotadas entre os séculos XV e XVII fomentaram a competição entre as principais potências econômicas da época.
c) A expansão marítima europeia foi iniciada por navegantes de origem holandesa que, desde o século XIII, trafegavam pelo Oceano Atlântico.
d) Durante a Idade Moderna, as práticas mercantilistas adotadas pelos Estados europeus eram fundadas nos princípios da livre concorrência econômica.
e) Os Atos de Navegação foram importantes para o desenvolvimento da marinha mercante inglesa por estabelecer que os produtos só poderiam ser comercializados para a Inglaterra se fossem transportados em navios do país.
- Leia o documento a seguir e responda às questões.
"Caros e bem amados: fomos advertidos de que, para importar no nosso reino tecidos de ouro e de seda, cada ano sai dele a quantia de quatro ou cinco mil escudos de ouro aproximadamente [...] seria bem cômodo introduzir no nosso reino a arte de fazer os ditos tecidos de ouro e de seda, especialmente na nossa cidade de Lion, onde a dita arte já foi iniciada por particulares, considerando o grandíssimo bem que daí poderá advir para o interesse público, ordenamos introduzir a dita arte na nossa cidade de Lion e por esta causa fazer vir para ela homens e mulheres experientes... [dando assim trabalho a] cerca de dez mil pessoas presentemente ociosas."
Carta de Luís XI, de 15 de dezembro de 1466, à cidade de Lion. In: FREITAS, G. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, [s. d.]. v. II, p. 58.
a) A carta foi dirigida à cidade francesa de Lion. Quem a redigiu e qual era a solicitação aos governantes da cidade?
b) Quais são as três práticas mercantilistas apontadas no documento?
- O que foi o Tratado de Tordesilhas? Por que Portugal acatou as determinações papais?
- Relacione o texto a seguir ao que você estudou neste capítulo e, depois, faça o que se pede.
“Em outras palavras, parece-nos fundamental perceber que as cidades e entidades políticas mesoamericanas não foram vítimas de um processo levado a cabo apenas pelos castelhanos e suas instituições. Mesmo em México-Tenochtitlán, a capital mexica derrotada e que se tornará o centro da administração da Nova Espanha, os castelhanos nomearam
governadores indígenas da linhagem de Moctezuma [...], garantindo uma continuidade que visava dar legitimidade às novas instituições e ordem política aos olhos da população [...] em geral.
Considerar essas forças políticas e agentes ameríndios para explicar a conquista de México-Tenochtitlán ou dos territórios da Nova Espanha não significa desconsiderar ou minimizar as atrocidades cometidas pelos castelhanos ou, muito menos, despolitizar a análise desse processo. Ao contrário, significa construir modelos de análise mais complexos, incorporando os povos indígenas como grupos identitariamente distintos entre si, com divisões e hierarquias sociais internas, com instituições próprias e como sujeitos de escolhas e alianças políticas. [...]"
SANTOS, E. N. As conquistas de México-Tenochtitlán da Nova Espanha. Guerras e alianças entre castelhan mexicas e tlaxcaltecas. História Unisinos, v. 18, r maio/ago. 2014. Disponível em: <http://revistic unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile, htu,2014.182.02/4202>. Acesso em: 9 mar. 2020.
a) Defina a importância de algumas elites indígenas para a consolidação da conquista espanhola da América.
b) Explique como os espanhóis utilizaram as rivalidades indígenas a favor do processo de colonização.
c) Cite um grupo indígena que resistiu à dominação espanhola e as formas de resistência utilizadas por ele.
- Observe a imagem e, depois, relacione os elementos representados nela aos princípios mercantilistas do período.
Mercador acionista da Companhia das Índias Orientais, pintura de Aelbert Cuyp, c. 1640-1660.
- Escreva um pequeno texto com uma análise crítica das palavras do poeta contemporâneo chileno Pablo Neruda ao referir-se à conquista da América pelos espanhóis.
"[...] a espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem [...]."
NERUDA, P. In: ROMANO, R. Mecanismos da conquista colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 13.
32
ATIVIDADES Registre no caderno.
- Leia as afirmativas a seguir e identifique as incorretas, corrigindo-as em seu caderno. a) A adoção do protecionismo alfandegário atendia simultaneamente aos interesses dos comerciantes e do Estado. b) As práticas mercantilistas adotadas entre os séculos XV e XVII fomentaram a competição entre as principais potências econômicas da época. c) A expansão marítima europeia foi iniciada por navegantes de origem holandesa que, desde o século XIII, trafegavam pelo Oceano Atlântico. d) Durante a Idade Moderna, as práticas mercantilistas adotadas pelos Estados europeus eram fundadas nos princípios da livre concorrência econômica. e) Os Atos de Navegação foram importantes para o desenvolvimento da marinha mercante inglesa por estabelecer que os produtos só poderiam ser comercializados para a Inglaterra se fossem transportados em navios do país.
- Leia o documento a seguir e responda às questões. "Caros e bem amados: fomos advertidos de que, para importar no nosso reino tecidos de ouro e de seda, cada ano sai dele a quantia de quatro ou cinco mil escudos de ouro aproximadamente [...] seria bem cômodo introduzir no nosso reino a arte de fazer os ditos tecidos de ouro e de seda, especialmente na nossa cidade de Lion, onde a dita arte já foi iniciada por particulares, considerando o grandíssimo bem que daí poderá advir para o interesse público, ordenamos introduzir a dita arte na nossa cidade de Lion e por esta causa fazer vir para ela homens e mulheres experientes... [dando assim trabalho a] cerca de dez mil pessoas presentemente ociosas." Carta de Luís XI, de 15 de dezembro de 1466, à cidade de Lion. In: FREITAS, G. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, [s. d.]. v. II, p. 58. a) A carta foi dirigida à cidade francesa de Lion. Quem a redigiu e qual era a solicitação aos governantes da cidade? b) Quais são as três práticas mercantilistas apontadas no documento?
- O que foi o Tratado de Tordesilhas? Por que Portugal acatou as determinações papais?
- Relacione o texto a seguir ao que você estudou neste capítulo e, depois, faça o que se pede. “Em outras palavras, parece-nos fundamental perceber que as cidades e entidades políticas mesoamericanas não foram vítimas de um processo levado a cabo apenas pelos castelhanos e suas instituições. Mesmo em México-Tenochtitlán, a capital mexica derrotada e que se tornará o centro da administração da Nova Espanha, os castelhanos nomearam governadores indígenas da linhagem de Moctezuma [...], garantindo uma continuidade que visava dar legitimidade às novas instituições e ordem política aos olhos da população [...] em geral. Considerar essas forças políticas e agentes ameríndios para explicar a conquista de México-Tenochtitlán ou dos territórios da Nova Espanha não significa desconsiderar ou minimizar as atrocidades cometidas pelos castelhanos ou, muito menos, despolitizar a análise desse processo. Ao contrário, significa construir modelos de análise mais complexos, incorporando os povos indígenas como grupos identitariamente distintos entre si, com divisões e hierarquias sociais internas, com instituições próprias e como sujeitos de escolhas e alianças políticas. [...]" SANTOS, E. N. As conquistas de México-Tenochtitlán da Nova Espanha. Guerras e alianças entre castelhan mexicas e tlaxcaltecas. História Unisinos, v. 18, r maio/ago. 2014. Disponível em: <http://revistic unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile, htu,2014.182.02/4202>. Acesso em: 9 mar. 2020. a) Defina a importância de algumas elites indígenas para a consolidação da conquista espanhola da América. b) Explique como os espanhóis utilizaram as rivalidades indígenas a favor do processo de colonização. c) Cite um grupo indígena que resistiu à dominação espanhola e as formas de resistência utilizadas por ele.
- Observe a imagem e, depois, relacione os elementos representados nela aos princípios mercantilistas do período. Mercador acionista da Companhia das Índias Orientais, pintura de Aelbert Cuyp, c. 1640-1660.
- Escreva um pequeno texto com uma análise crítica das palavras do poeta contemporâneo chileno Pablo Neruda ao referir-se à conquista da América pelos espanhóis. "[...] a espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem [...]." NERUDA, P. In: ROMANO, R. Mecanismos da conquista colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 13. 32