Autorias Femininas nas Artes
O curso propõe um percurso no campo das artes brasileiras, entre a década de 1960 e os dias de hoje, partindo da produção de mulheres cujos trabalhos foram marcados pelo pioneirismo, mas também pela invisibilização.
Parte-se de leituras de obras, textos basilares e revisionismos críticos para elaborar narrativas ainda em construção e novas historiografias das artes.
Focadas nas produções de artistas brasileiras, as aulas contemplam tópicos como: protagonismos e inserção no circuito das artes; processos de invisibilização, corpos dissidentes, sexualidade e participação.
Disponivel em: <https://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/ interna/autorias-femininas-nas-artes>. Acesso em: 8 abr. 2020.
a) Qual é a condiçāo para que uma artista seja estudada no curso oferecido pelo instituto?
b) O curso pretende "elaborar novas historiografias das artes". O que isso significa?
c) A que classe gramatical pertencem as palavras "mulheres" e "trabalhos", que são articuladas pelo pronome "cujos", no primeiro parágrafo?
d) Qual é a funçāo da oração "cujos trabalhos foram marcados pelo pioneirismo"?
e) Usando um pronome relativo, escreva um único período unindo as oraçōes "O curso tratará de artistas nacionais" e "Suas obras têm sido ignoradas pelo público".