chegam os espanhóis
Assim que os espanhóis chegaram à América, começaram a planejar a conquista das sociedades ameríndias. Interessados em controlar esses povos, dominá-los e tomar posse de suas terras, cidades e riquezas, organizaram exércitos para a invasão.
para isso, contaram com armas de fogo e com cavalos que eram desconhecidos pelos povos indigenas da América e que se tornaram instrumentos importantes para a conquista.
o processo de invasão e dominação foi marcado por muita violência, com o extermínio de populaçôes inteiras em algumas localidades. Durante décadas, os espanhóis perseguiram, roubaram as riquezas e promoveram guerras contra esses povos. Isso provocou o que chamamos de desastre demográfico, isto é, a redução drástica da população indígena.
Os nativos também foram dizimados por doenças trazidas pelos europeus, contra as quais não tinham imunidade, como gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, variola e sifilis.
Alguns grupos indigenas, inimigos dos grupos dominantes, colaboraram com os conquistadores se aliando a eles, pols interessava a eles mudar o sistema de poder que os dominava. Dessa forma, os espanhós ganharam aliados importantes para a conquista, que conheciam o território e os sistemas de defesa de seus opositores.
Entretanto, houve muita resistência por parte dos povos amerindios durante a conquista espanhola.
Atividades
Imunidade: resistencia natural ou adquirida contra organismos causadores de doench.
- Observe a imagem a seguir e, com base nela e no que aprendeu até aqui, identifique:
a) a situação retratada na imagem;
c) as características das pessoas que par-
b) os grupos envolvidos nessa situação;
Conquista de Tenochtitlán por
sin