Cíngulo do membro superior (ou cintura escapular) é o termo utilizado para discorrer sobre as atividades da escápula e da clavícula e, em menor grau, do esterno. O termo cingulo especial, anel osseo que conecta os membros (superior e inferior) ao tronco. A respeito do cingulo do membro superior, analise as assertivas a seguir, quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa).
I. Os movimentos de protração e retração que ocorrem nas articulações esternoclavicular e acromioclavicular são iguais para as clavículas e para as escápulas.
II. Os músculos do cingulo do membro superior têm origem no esqueleto axial e no úmero e no rádio, influenciando diretamente nos movimentos do ombro. Por conta disso, essa estabilidade e escápula desempenham papel natural nos movimentos articulares do ombro, como por exemplo, durante arremessos, bloqueios, rebatas, entre outros.
III. Os cinco músculos principais que atuam na cintura escapular: trapézio (parte descendente do trapézio, especificamente, atua na elevação primaria na elevação das escápulas.
IV. O cingulo do membro superior é um anel osseo incompleto, algo que contribui para que o membro superior direito influencie diretamente nos movimentos do membro superior esquerdo.
As assertivas I, II e IV são respectivamente (V = Verdadeiro ou F = Falso):
A
V, F, V, F
B
F, V, F
C
V, V, F, V
D
F, V, V, F